A importância da prevenção para combater o câncer de mama
Em 2013, VEJA destacava em sua capa uma decisão heroica de Angelina Jolie: realizar uma dupla mastectomia preventiva contra o câncer de mama. A cirurgia não é uma regra universal, mas evidencia como a prevenção pode salvar vidas. Neste Outubro Rosa, Heloisa Périssé foi escolhida a Madrinha 2024 da Fundação Laço Rosa, instituição pioneira no Brasil no foco da doença
TBT 22 DE MAIO DE 2013 | “Minha mãe lutou contra o câncer por quase uma década e morreu aos 56 anos. Conseguiu sobreviver por tempo suficiente para conhecer seus primeiros netos e tê-los nos braços. Mas meus outros filhos não terão a oportunidade de conhecê-la e ver o quanto ela era amorosa e carinhosa. ”
Assim começa o emocionante depoimento da atriz Angelina Jolie, que se submeteu a uma dupla mastectomia preventiva contra o câncer de mama.
É claro que realizar a cirurgia não é uma regra universal, mas a atitude de Angelina há mais de dez anos evidencia outra atitude que, sim, pode salvar vidas: a prevenção.
Em 2013, VEJA destacava em sua capa a importância de realização de exames periódicos, como mamografia e ressonância magnética, para rastrear o câncer de mama e conseguir diagnosticá-lo em estágio inicial.
Neste Outubro Rosa, a atriz brasileira Heloisa Périssé foi escolhida a Madrinha 2024 da Fundação Laço Rosa, que abre o mês internacional de combate ao câncer de mama com um alerta sobre saúde mental de pacientes oncológicos.
A instituição é pioneira no Brasil no foco ao câncer de mama e no resgate a autoestima de mulheres que sofrem com a doença.
Todas as quintas-feiras você, leitor, poderá conferir uma edição antiga no nosso #TBT e ainda consultá-la na íntegra na home do nosso site.