
‘Casa dos Artistas’: a primeira prova do sucesso dos reality shows
Na semana de estreia do BBB 25, VEJA relembra a edição de 2001 sobre o programa do SBT que bateu a audiência da Globo e rendeu um processo judicial a Silvio Santos
TBT 21 DE NOVEMBRO DE 2001| “Famosos confinados como cobaias e voyeurismo do público fazem o sucesso de Casa dos Artistas”
Em 2001, VEJA destacava em sua capa a manobra ousada de Silvio Santos com a criação do programa que ‘roubou’ o BBB da Globo e virou alvo de um processo judicial por isso.
“O SBT gastou 5 milhões de reais com Casa dos Artistas e organizou uma verdadeira operação de guerra para manter segredo sobre sua montagem, realizada entre meados de agosto e meados de outubro. Os envolvidos no projeto eram obrigados a assinar um termo de sigilo”, explicava a reportagem.
“Inspirado numa criação holandesa chamada Big Brother, que originalmente foi ao ar em 1999, ele registra o cotidiano de um grupo de atores e modelos trancafiados numa casa em São Paulo”, iniciava o texto.
“O programa está batendo o Fantástico da Rede Globo aos domingos, coisa que nunca acontecera com a atração global desde sua criação, há 28 anos. Há duas maneiras de interpretar esse fenômeno. A primeira é dizer que o programa põe em evidência o que existe de pior na natureza humana. A outra maneira é tirar a palavra “pior” da frase acima e levar em conta o que existe de curioso e intrigante na ideia central de Casa dos Artistas”, continuava.
Na semana de estreia do BBB 25, VEJA produziu uma matéria sobre como o dono do SBT deu o pontapé inicial neste tipo de programa. Confira na coluna Tela Plana.
Todas as quintas-feiras você, leitor, poderá conferir uma edição antiga no nosso #TBT e ainda consultá-la na íntegra na home do nosso site.