
Guerra na Ucrânia: um conflito sem certeza para o futuro
Em março de 2022, VEJA destacava em sua capa o início da guerra entre Rússia e Ucrânia. O conflito já dura quase três anos e agora com um novo capítulo: a guinada dos Estados Unidos na história
TBT 2 DE MARÇO DE 2022 | “Às 5h40 da manhã da quinta-feira, 24, o presidente russo Vladimir Putin apareceu na TV, sentado em seu gabinete com uma bateria de telefones ao lado e bandeiras da Rússia atrás, o presidente russo Vladimir Putin calmamente anunciou: “Decidi pôr em marcha uma operação militar especial”.
Seu discurso nem tinha acabado e várias cidades da Ucrânia, inclusive a capital, Kiev, amanheciam sacudidas por fortes explosões. Eram mísseis russos dando partida à invasão repetidamente prenunciada pelos Estados Unidos. Assim, a Europa, pela primeira vez desde o fim da II Guerra, se defronta com um aberto conflito bélico entre dois países.
O ataque, por si só deplorável, sobe na escala dos atos inaceitáveis pela franca imoralidade de uma nação poderosa avançar sobre outra infinitamente mais fraca sem pretexto nem justificativa, a não ser a intenção de vê-la ajoelhada sob seu jugo.”
O trecho acima é da reportagem de capa de VEJA que cobriu o início da guerra entre Rússia e Ucrânia – um conflito que já dura quase três anos. Intitulada “O czar vai à guerra”, a matéria discorreu sobre a estratégia armamentista da Rússia, a repercussão internacional e o saldo de mais de 70 mil mortes.
Esta semana, o imbróglio teve um novo capítulo. Donald Trump acusou nesta quarta-feira, 19, Volodymyr Zelensky de ser um “ditador” por não ter realizado eleições em 2024. Seu mandato expirou em maio passado, e não houve novo pleito porque o país está em estado de sítio.
A declaração ocorre em meio a uma rusga entre os dois líderes, que começou depois de Washington abrir negociações com Moscou, mas sem Kiev, sobre o fim da guerra na Ucrânia e o presidente ucraniano acusar as duas nações de agirem “pelas costas”. Acompanhe a guerra entre Rússia e Ucrânia no site de VEJA.
Todas as quintas-feiras você, leitor, poderá conferir uma edição antiga no nosso #TBT e ainda consultá-la na íntegra na home do nosso site.