Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
VEJA 56 ANOS

Pantanal é sinônimo de referência e resiliência

Em 1983, VEJA destacava em sua capa um especial sobre a grandiosidade do Pantanal, considerada a maior planície alagada do mundo. Ao longo dos anos, o bioma tem sofrido com as mudanças climáticas e as onças-pintadas criaram seu próprio refúgio para sobreviver na região

Por Natália Hinoue Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 17 jul 2025, 09h39
Continua após publicidade

TBT | Em 5 de outubro de 1983, VEJA destacava em sua capa as belezas do Pantanal e a importância de preservar a região, que é a maior planície alagada do mundo.

Ao longo de dez páginas, a reportagem mostrava a abundância de vida que se encontrava ali, as características e hábitos dos bichos e até como a economia era movimentada.

O cenário, no entanto, mudou bastante. Em 2020, Pantanal sofreu com um incêndio de grandes proporções, que afetou 4,65 bilhões de animais. Em 2024, o bioma teve um novo recorde de queimadas com 770 mil hectares destruídos, sendo 663 mil apenas no Mato Grosso do Sul.

Para sobreviver à situação, as onças-pintadas buscaram refúgio em uma área alagada protegida.

Essa área foi identificada por pesquisadores brasileiros e norte-americanos em um estudo publicado nesta terça-feira, 15 de julho, na revista científica Global Change Biology.

Continua após a publicidade

O local escolhido pelas onças tem cerca de 14.851 hectares, fica no norte do Pantanal brasileiro e é sazonalmente alagado.

A região é protegida pelo governo federal e é de difícil acesso, conseguindo ser acessada apenas por barcos e sem estradas ou trilhas para humanos.

Acompanhe as últimas notícias em VEJA. Todas as quintas-feiras você, leitor, poderá conferir uma edição do passado no nosso #TBT e ainda consultá-la na íntegra na home do nosso site.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.