Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

Parque Cavernas do Peruaçu é eleito Patrimônio Natural da Humanidade

Título traz valorização da região, mais proteção ambiental e deve estimular o turismo sustentável

Por Valéria França Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 jul 2025, 06h13 - Publicado em 14 jul 2025, 22h32

A paisagem é desafiadora. Em 17 quilômetros de extensão, muitos desníveis e formações geológicas agressivas, como falésias, encostas, grandes depressões e colapsos. A região ainda esconde um complexo de cavernas, entre elas, a Gruta do Janelão, com galerias que ultrapassam 100 metros de altura, e a perna da Bailarina, uma estalactite de 28 metros. Toda essa exuberância fica no Cânion Peruaçu (nome indígena, vala grande), que foi reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Este é o 25º título deste tipo dado ao país. Mas é o primeiro sítio arqueológico mineiro a ganhar este posto.

A decisão foi anunciada durante a 47ª reunião do Comitê do Patrimônio Mundial, em Paris, no último domingo, 13.Localizado em Minas Gerais, entre três biomas –Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga –esse complexo de cavernas abriga 114 sítios arqueológicos, mais de mil espécies de flora e 950 de fauna identificadas.

Os cânions são formações rochosas, esculpidas em vales profundos graças a ação dos rios, que causam erosões e transformam o relevo a ponto de serem um enigma para os arqueólogos. Apesar de não ser o mais importante nem o maior do mundo, as cavernas abrigam pinturas rupestres e sítios arqueológicos com vestígios arqueológicos com 12 mil anos. Além disso,  está dentro de um parque nacional, área de proteção.

A candidatura do cânion foi resultado de esforços conjuntos dos governos federal e estadual, com a participação de órgãos como a Seculti-MG, o Ministério do Meio Ambiente e o ICMBio. A expectativa é que o reconhecimento como Patrimônio Mundial contribua para o desenvolvimento sustentável da região, atraindo mais turistas e fomentando a economia local. Para quem nunca foi e não tem coragem de enfrentar uma aventura, há o Projeto Peruaçu 3D, realizado com imagens reais, das mais importantes cavernas da região.

Leia:

Continua após a publicidade

+https://beta-develop.veja.abril.com.br/tecnologia/cavernas-do-peruacu-e-o-primeiro-parque-com-passeio-em-3d/

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.