Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

Mais uma baleia é encontrada morta na Argentina

Em uma semana, dois corpos surgiram no Rio da Prata: um boiando e outro encalhado nas margens do curso d'água

Por Valéria França Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 16 jul 2025, 15h56 - Publicado em 16 jul 2025, 15h55

É nesta época que as baleias costumam migrar para terem seus filhotes em águas mais quentes. O litoral argentino, principalmente no lado da Patagônia, é conhecido por ser um excelente ponto de avistagem do animal, o que estimula o turismo na região. Na última terça-feira,15, porém, uma jubarte surgiu boiando, sem vida, no Rio da Prata, ambiente impróprio para esses animais, devido à falta de salinidade da água. Tratava-se de um exemplar ainda jovem, com apenas seis metros de comprimento. O Instituto de Conservação da Baleia investiga o caso. Há a possibilidade de o animal ter se desprendido do grupo que viajava pelo oceano devido a algum tipo de doença, desorientação e até mesmo arrastado por uma tormenta.

Leia;
+https://beta-develop.veja.abril.com.br/agenda-verde/conheca-as-praticas-de-avistagem-de-baleias/

É o segundo caso em menos de uma semana. No dia 9, uma outra jubarte foi achada encalhada na beira do Rio Prata, ao norte de Buenos Aires. Ela foi encontrada por um pescador que avisou o serviço de emergência da região.Ele contou para às autoridades que, há uma semana, tinha visto a mesma baleia o trafegando sozinha nas redondezas. Apesar de não ser usual, há casos parecidos que aconteceram no passado. Os ambientalistas alertam que essas mortes também podem ter sido causadas pelo aumento de trânsito de navios na região, que, não raro, acabam atropelando esses animais.

Leia:

+https://beta-develop.veja.abril.com.br/brasil/equipe-de-resgate-ajuda-baleia-jubarte-no-litoral-norte-de-ilhabela/

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.