Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Previsão de chuvas fortes em São Paulo causa alertas à população

Nova frente provoca tempestade no interior de São Paulo, na sexta-feira, e na capital, no sábado

Por Valéria França Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 18 out 2024, 01h25 - Publicado em 17 out 2024, 18h47
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Essa quinta-feira, 17, a Defesa Civil começou o dia com alerta para a população sobre a previsão de chuvas intensas no fim de semana. Ventos podem ultrapassar os 60 km/h e há possibilidade de queda de granizo. Junto foram repassadas orientações de cuidados que população deve ter, entre eles, carregar os celulares com antecedência, desligar aparelhos eletrônicos das paredes e tomar atenção as informações climáticas.

    Os avisos chegam depois de os paulistanos terem sido pegos de surpresa por uma tempestade de ventos e chuva forte, que transformou São Paulo em um caos, na última sexta-feira, 11.  Na hora da tempestade, a iluminação pública das principais avenidas centrais, piscavam, até que algumas apagaram de vez. Sete pessoas morreram e 2,1 milhões de clientes da Enel ficaram no escuro. Seis dias depois do apagão, 74 mil endereços continuam sem energia. As imagens de satélite da Nasa do dia 16 mostram que em grande parte da cidade o serviço de iluminação foi restabelecido, mas em algumas áreas periféricas continuam sem energia.

    São Paulo será o estado mais atingido pelas chuvas neste fim de semana. O acúmulo de calor e a umidade dos últimos dias, combinado com um novo sistema frontal pelo Sul, são as condições climáticas que devem provocar instabilidades, “do centro do estado ao norte”, segundo Humberto Barbosa, coordenador do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites. Na sexta-feira, as chuvas mais intensas são esperadas no interior, na região de Ribeirão Preto, que fica no noroeste do estado, e no sábado, na capital  “Mas ela não deve ser tão severa como na semana passada”, disse à Veja o especialista. Na última sexta-feira, os ventos passaram dos 100 km/h. No fim de semana, devem chegar ao máximo aos 60 km/h, segundo a Defesa Civil. No sábado, o sistema se desloca para o Rio de Janeiro e para Belo Horizonte, provocando eventos extremos.

    leia:

    + https://beta-develop.veja.abril.com.br/brasil/chuvas-em-sp-16-milhao-de-pessoas-continuam-sem-energia-eletrica

    + https://beta-develop.veja.abril.com.br/agenda-verde/chuvas-volumosas-atingem-quase-todo-pais-nesta-semana/

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.