Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

Vida selvagem: onça e sucuri se atracam em vídeo

Luta entre dois grandes animais do Pantanal viraliza nas redes sociais e faz lembrar a importância da preservação dos biomas brasileiros

Por Valéria França Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 10 jul 2025, 16h36

O vídeo postado no Instagram impressiona, principalmente, os internautas urbanoides que nunca viram uma onça-pintada ao vivo e a cores, quanto mais uma sucuri gigante, também conhecida nos filmes hollywoodianos como a aterrorizante anaconda. As imagens mostram o felino em um passeio rotineiro pelas margens de um córrego. Ao farejar de maneira casual os pés de uma árvore, ela para e olha para cima. Percebe a presença da cobra, que estava escondida na vegetação, totalmente imóvel. O felino dá um esturro. Poucos segundos depois, o réptil rastejante despenca do galho aos seus pés. A onça imediatamente parte para cima da presa. Começa o embate.

A sucuri reage e lhe dá uma mordida. Escuta-se esturros da onça. A sucuri consegue escapar e cada um vai para um lado. O encontro do maior felino do continente americano com uma das maiores cobras do mundo viralizou. O vídeo foi postado pelo Pantanal Blog, perfil dedicado a registrar a vida selvagem pantaneira.

Imagens como essa geralmente são conseguidas a partir de armadilhas fotográficas instaladas em geral pelas ONGs, justamente para verificar a população selvagem. O Instituto Onça Pintada, por exemplo, tem essa prática, usada para fazer a estimativa populacional das espécies. “Um censo dos vivos e não dos mortos”, costumava dizer o ornitólogo americano Frank Chapman, sobre as armadilhas, em 1920, quando já era conhecido como escritor pioneiro de guia de campo. Na época, o costume era o registro de animais mortos.

As imagens dos vivos ajudam os estudiosos a entender como as espécies ocupam os espaços, além dos hábitos, e riscos que estão submetidos –como a seleção natural da vida selvagem, a caça predatória e até mesmo o esgotamento dos recursos. Além disso, em dias de redes sociais, imagens como a do vídeo ajudam a chamar a atenção da população das cidades para essa fauna tão importante de preservar.

Leia:

Continua após a publicidade

+https://beta-develop.veja.abril.com.br/agenda-verde/onca-pintada-caca-jacare-no-pantanal-do-mato-grosso/

+https://beta-develop.veja.abril.com.br/agenda-verde/onca-pintada-viaja-da-amazonia-para-sao-paulo-para-conhecer-pretendente/

View this post on Instagram

A post shared by Pantanal Blog (@pantanalblog)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.