Lula não usou camiseta “I love Curitiba”
Perto da prisão do ex-presidente, a montagem com foto dos tempos de sindicato começou a circular
Lula, que teve a prisão determinada por Sergio Moro nesta quinta-feira, usou mesmo uma camiseta com os dizeres “I Love Curitiba” (o coração, claro, fazendo as vezes de “love”) quatro décadas atrás? Seria uma “visão” sobre a capital paranaense, onde é aguardado na carceragem da Polícia Federal?
A história está circulando pela internet. Mas é tudo mentira. A estampa “premonitória” é “fake news”.
Trata-se, aliás, de uma lorota reciclada. A peça já passou pelo Photoshop anos atrás para apresentar uma estampa com os irmãos metralha.
Abaixo, enfim, a imagem original e verdadeira mostra o personagem “João Ferrador”, cujas tirinhas eram publicadas na Tribuna Metalúrgica, do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema, no começo dos anos 1970.
O site oficial de Lula registra essa época:
“Em depressão desde a morte da mulher e do filho, no ano anterior, Lula agarra-se às atividades sindicais para superar aquele momento. Muda-se para São Bernardo do Campo. Dentro da Villares, passa a intervir nas negociações com os patrões e mostra-se habilidoso. Pela primeira vez desde o curso do Senai, troca o chão da fábrica por uma sala no sindicato. Integra novamente a chapa reeleita para a diretoria do sindicato, não mais como segundo suplente, mas como primeiro-secretário. Dirige o departamento jurídico e responde pelo setor de previdência social, recém criado.”
Como notícia falsa tem se espalhado como pólvora na internet, não falta quem acreditou na premonição curitibana:
Só na página República de Curitiba, houve quase 2.000 compartilhamento nas primeiras horas.
Até tu, José Simão?
E você, conhece alguém que compartilhou essa foto como se fosse verdadeira? Mande o link para interromper o ciclo da notícia falsa.
Agora você também pode colaborar com o Me Engana que Eu Posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.