Troque suas compras no cartão de crédito por viagens
Uma das coisas que as pessoas mais me perguntam quando sabem da minha quantidade de viagens é como acumular e trocar milhas por viagens. Este é um assunto que sempre rende. E já falo pra vocês, não tenho uma resposta definitiva. Por conta da frequência com que viajo, nunca tive problema em acumular (muitas) milhas […]
Uma das coisas que as pessoas mais me perguntam quando sabem da minha quantidade de viagens é como acumular e trocar milhas por viagens. Este é um assunto que sempre rende. E já falo pra vocês, não tenho uma resposta definitiva.
Por conta da frequência com que viajo, nunca tive problema em acumular (muitas) milhas nas companhias aéreas. Tenho cartão de todas. Star Alliance, Sky Team, One World, fora as que não estão em grandes alianças. Emirates, Bangkok Airways e até da Myanmar Airways International eu sou cliente fidelidade!! Como é de graça se inscrever nestes programas, recomendo que você faça quando for voar com alguma empresa aérea. Foi assim que eu comecei, há muitos anos. No meu auge de viagens, já tive mais de um milhão de milhas acumuladas
Justamente por isso, confesso que até pouco tempo atrás eu não usava meus gastos no cartão de crédito para trocar por milhas e viagens. Quantos anos perdidos… Foi apenas de uns anos pra cá que eu escolhi um cartão que me rende milhas (no meu, cada dólar vale 1,5 pontos).
Para se ter uma ideia, são mais de 180 cartões diferentes que podem te render milhas ou viagens. E obviamente, cada um tem uma pontuação diferente e uma maneira de acumular ou trocar milhas distinta. Por isso minha primeira recomendação é que você fuce e fuce até aprender como o seu funciona. Pergunte ao gerente do seu banco, à administradora do cartão, enfim, o importante é entender para não desperdiçar possíveis viagens no futuro.
Geralmente o processo é relativamente simples e quase sempre é possível resolver tudo pela internet mesmo (o que para mim é a salvação, porque eu detesto ter de telefonar para resolver qualquer burocracia). Primeiro você precisa saber se seu cartão já está habilitado. Normalmente é preciso entrar em um site e se cadastrar para ter direito a este bônus. Mas isso varia de cartão para cartão.
É importante dizer que quanto maior o status do cartão (prata, ouro, platinum, black, etc), a tendência é que a conversão para os pontos seja melhor. Então fique de olho nisso se você ainda não escolheu que cartão de crédito usar.
Feito isso é só começar a gastar (parte fácil, hahaha) e ir acumulando seus pontos (levando-se em conta a equivalência de cada um, no meu caso, como disse US$ 1 = 1,5 ponto). Depois, quando você quiser trocar estes pontos por uma passagem ou converter em milhas em alguma empresa aérea conveniada do seu cartão (da qual você precisa estar inscrito no programa de fidelidade), é preciso fazer o resgate.
Aqui é preciso ter atenção. Em muitos casos, estes pontos expiram. Então é preciso ficar atento para usar seus créditos antes que eles virem fumaça.
Aí vem o próximo passo, que é trocar os seus pontos ou por pacotes de viagens, passagens, diárias em hotéis ou convertê-los em milhas em algum programa de milhagem do qual você já faz parte. Você quem vai escolher o que prefere.
Dependendo da sua opção, isso pode ser feito no próprio site do banco. Eles já te oferecem ferramentas de busca em que você procura pelas datas e o destino e vê a quantidade de pontos necessários para fazer a troca. É simples e como qualquer site de empresa aérea quando você vai retirar um bilhete-prêmio.
Mas há ainda uma outra possibilidade. Transferir estes pontos do cartão de crédito para uma rede de fidelidade, como a Multiplus ou a Dotz.
Neste caso o que muda é que você terá uma conta com eles, na qual irá juntar estes pontos do cartão de crédito com os que ganha também em atividades do dia a dia (nas empresas e serviços que possuem convênio com eles). Daí para a frente as opções são semelhantes. Você troca os pontos acumulados por passagens, diárias de hotel, transfere para programas de milhagem, etc.
Não é um bicho de sete cabeças, mas é um processo um pouco trabalhoso. O fundamental é saber se seu cartão te oferece esta possibilidade, se a conversão por pontos é boa e ficar de olho sempre no extrato para não deixar seus pontos expirarem.
Na maioria dos casos, porém, sua pontuação não aparece no extrato normal do cartão de crédito e sim naquele outro site em que você entrou no começo do processo para se cadastrar, lembra?
Como as possibilidades são muitas (bancos diferentes, bandeiras diferentes, status diferentes de cartão, etc), aqui vai uma lista com links para alguns dos principais cartões.
- Santander
- Itaú (é preciso acessar sua conta para depois entrar em “cartão de crédito” e seguir adiante)
- Banco do Brasil (também é preciso entrar na sua conta para ir ao menu de “cartões”)
- Bradesco
- Caixa Econômica Federal
- Citibank
- American Express
- Mastercard
- Visa
Como disse, ainda sou nova neste mundo de milhas no cartão de crédito, mas conheço muita gente que tira passagens constantemente e nunca teve problemas. E você, já experimentou?