Fábrica mistura vacinas e inviabiliza 15 milhões de doses da Janssen
Funcionários de fábrica americana parceira da Johnson & Johnson misturaram ingredientes, atrasando entrega nos Estados Unidos
Funcionários de uma fábrica parceira da Janssen nos Estados Unidos acidentalmente misturaram os ingredientes de vacinas contra Covid-19 e com isso 15 milhões de doses foram para o lixo. O incidente aconteceu há várias semanas, segundo o jornal The New York Times, atrasando a autorização de linhas de produção da empresa no país. A planta é administrada pela Emergent BioSolutions, que é parceria de fabricação da Janssen e da AstraZeneca.
A dose única da vacina da Janssen, que é o braço farmacêutico da Johnson & Johnson, era considerada a responsável por ajudar a acelerar o programa de vacinação americano. Mesmo com a perda das doses, as autoridades ainda acreditam que podem cumprir o cronograma do presidente Joe Biden. As doses da Janssen que atualmente estão sendo aplicadas em cidadãos americanos não estão sob suspeita porque foram fabricadas na Holanda, e por lá, não foi relatado nenhum problema.
No Brasil, a Anvisa autorizou hoje o uso emergencial da vacina da Janssen no país.