O plano Barbano
Dirceu Barbano está prestes a começar uma grande reformulação na estrutura interna da Anvisa. Estudada desde 2010 para aprimorar os trabalhos da agência, a mudança deve atingir todos os departamentos, com foco principal em diretorias e gerências. Na estrutura atual, a Anvisa é fatiada em cinco diretorias que atuam separadamente. Cada diretoria (batizada com o […]

Dirceu Barbano está prestes a começar uma grande reformulação na estrutura interna da Anvisa. Estudada desde 2010 para aprimorar os trabalhos da agência, a mudança deve atingir todos os departamentos, com foco principal em diretorias e gerências.
Na estrutura atual, a Anvisa é fatiada em cinco diretorias que atuam separadamente. Cada diretoria (batizada com o nome do diretor) funciona como uma espécie de feudo do diretor, que recebe uma fatia da Anvisa para administrar ao seu estilo, reportando-se no final ao colegiado.
A partir da mudança, o trabalho dos departamentos serão integrados e as diretorias (do João, da Maria, do Juca… a título de exemplo) darão lugar a cinco departamentos divididos por área de atuação: Gestão Institucional, Articulação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, Monitoramento e Controle Sanitário e Autorização e Registro de Produtos. Uma portaria com essas regras deve ser aprovada amanhã pela Diretoria Colegiada da Anvisa.