Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Cúpula do BNDES deve analisar PDV nas próximas semanas — entenda

Com o foco da instituição reduzido a privatizações e concessões, a folha de pagamentos começará a sufocar o banco estatal

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 30 ago 2019, 09h32 - Publicado em 30 ago 2019, 07h12

Machado da Costa, repórter de Veja

Gente com muita influência sobre os rumos do BNDES é taxativa: o banco terá que fazer, já nas próximas semanas, um programa de demissão voluntária (PDV). Com o foco da instituição reduzido a privatizações e concessões, a folha de pagamentos começará a sufocar a estatal.

Isso acontece porque o banco está vendendo rapidamente sua carteira de ativos, o que reduzirá os fluxos de dividendos e recebíveis de renda fixa. Além disso, o novo presidente, Gustavo Montezano, possui a missão de devolver um grande volume de recursos ao Tesouro Nacional — 126 bilhões de reais — até o fim do ano, o que vai reprimir ainda mais o poder de fogo do banco. Neste ano, foram devolvidos 56 bilhões de reais.

A necessidade de um PDV é comentada no alto comando da instituição, mas o plano de ação ainda não foi colocado à mesa para discussão. Isso é esperado para acontecer nas próximas reuniões do Conselho de Administração. Hoje, o banco tem 2.675 funcionários.

Em meio ao ritmo estagnado da economia brasileira, o BNDES liberou, para empréstimos já aprovados, 25,153 bilhões de reais no primeiro semestre deste ano, queda real de 12,8%. O último balanço disponível do banco refere-se ao primeiro trimestre, quando registrou um lucro de 11,1 bilhões de reais.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.