Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Rio Grande do Sul

Por Veja correspondentes Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Política, negócios, urbanismo e outros temas e personagens gaúchos. Por Paula Sperb, de Porto Alegre

Gaúchos preferem Bolsonaro para presidente e desaprovam Temer

Lula ocupa 2ºlugar na pesquisa que ouviu 1.590 eleitores de 66 cidades do Rio Grande do Sul. Apenas 0,3% dos eleitores consideram a gestão de Temer 'ótima'

Por Paula Sperb
6 set 2017, 12h00

Em dois cenários possíveis em uma pesquisa estimulada com 1.590 eleitores de 66 cidades do Rio Grande do Sul, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) ocupa o primeiro lugar na preferência dos gaúchos para a eleição de outubro de 2018. O carioca é seguido pelo ex-presidente Lula (PT), que ocupa o segundo lugar entre os favoritos. A pesquisa foi realizada entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro pelo Instituto Paraná, de Curitiba.

Primeiro cenário

Bolsonaro é o escolhido de 21,9% dos eleitores maiores de 16 anos consultados, enquanto Lula teria 18,1% dos votos. João Doria (PSDB) aparece na sequência, com 13,1% da preferência. O ex-ministro do STF Joaquim Barbosa (sem partido) foi apontado por 7,% dos eleitores, Marina Silva (Rede) por 7,5%, Ciro Gomes (PDT), que há poucos dias se apresentou como presidenciável no RS, por 6,6% e o senador Alvaro Dias (Podemos), por 5,3%. Nesse cenário, 16% dos eleitores não apontaram nenhum candidato e 4% não soube responder. A pesquisa tem margem de erro de 2,5% pontos e não apresentou nenhum outro candidato além dos citados. Partidos como Psol e Novo devem ter candidatos próprios à Presidência da República no ano que vem.

Segundo cenário

Quando o governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB) substitui João Doria nas possibilidades exibidas aos eleitores, o cenário se modifica um pouco: a preferência por Bolsonoro tem leve aumento, ficando com 23,5%. Lula é o favorito de 18,3%, Alckmin de 8,8%, Joaquim Barbosa de 8,1%, Marina Silva de 7,3%, Ciro Gomes de 7% e Alvaro Dias de 6,3%. Nesse segundo cenário, 16,1% não escolheram nenhum dos candidatos e 4,5% não souberam responder.

Continua após a publicidade

Avaliação de Michel Temer (PMDB)

A pesquisa também ouviu os eleitores sobre o desempenho de Michel Temer (PMDB) no governo federal. Apenas 0,3% dos eleitores consideram a gestão ótima e 4,2% consideram boa, num total de 4,5% de avaliação positiva. A avaliação negativa somou 76,4% (17,7% acham ruim e 58,7% acham péssimo).

Quando questionados se aprovam a administração de Temer 86,1% responderam que desaprovam, enquanto 11,1% aprovam a gestão – 2,8% não souberam responder. A desaprovação de Temer cresceu entre os gaúchos, de 71,5% em dezembro de 2016 para 86,1% em agosto de 2017.

Publicidade
Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.