Doze municípios brasileiros vão às urnas neste domingo para eleger prefeitos e vice-prefeitos. As novas eleições, previstas pelo Código Eleitoral, foram convocadas após o registro de candidatura dos eleitos ter sido negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os candidatos que tiveram sua candidatura negada em primeira instância puderam concorrer ao apresentarem recurso – nesses casos, a posse é suspensa até que eles sejam julgados pelo TSE. Entre os prefeitos eleitos que tiveram a candidatura indeferida, está Romero Sales (PTB), vencedor da disputa em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife e uma das principais cidades de Pernambuco.
Eleições em Ipojuca
Romero Sales teve sua candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) por ter sido condenado por improbidade administrativa e enriquecimento ilícito, em 2008, quando ainda era vereador. No entanto, Sales apresentou recurso e foi eleito pela maioria dos votos. Em dezembro de 2016, o TSE julgou o caso e impossibilitou sua posse como prefeito. Enquanto o resultado da eleição estava indefinido, o presidente da Câmara de Vereadores, Ricardo José de Souza (PTC), assumiu a chefia do Executivo.
O município tem importância no contexto econômico estadual, com um dos maiores índices do Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco. É em Ipojuca que fica Porto de Galinhas, praia famosa nacionalmente e muito procurada por turistas brasileiros e estrangeiros, e também o Complexo Industrial Portuário de Suape e a Refinaria Abreu e Lima, entre outros empreendimentos de grande porte.
Eleições suplementares
Só poderão votar neste domingo quem participou da eleição regular de outubro do ano passado. Em Ipojuca, são 66.490 pessoas de um total de 67.210 eleitores. Três candidatos disputam o cargo: o vereador Olavo Aguiar (PMN), o ex-prefeito Carlos Santana (PSDB) e Célia Sales (PTB), que não conseguiu se eleger vereadora em 2016. Conforme o TRE-PE, o resultado deve sair até as 19h deste domingo.
Segundo o TRE-PE, em outros oito municípios pernambucanos a escolha do prefeito ainda está indefinida. Em dois deles, Jataúba e Cabrobó, os vencedores do pleito tiveram a candidatura indeferida pelo tribunal, recorreram e aguardam decisão do TSE. Em Belo Jardim, o candidato foi empossado depois de decisão monocrática do ministro Gilmar Mendes. Nas cidades de Gravatá, Ipubi, Riacho das Almas, Água Preta e Dormentes, os prefeitos eleitos tiveram as candidaturas aceitas, mas houve recurso.
Neste domingo também vão às urnas as cidades paulistas de Cafelândia, São José da Bela Vista e Mococa. No Paraná, as eleições acontecem em Foz do Iguaçu, Piraí do Sul, Novas Laranjeiras e Quatigá. Em Santa Catarina, elas acontecem em Sangão e Bom Jardim da Serra, no Ceará, em Carmópolis, e em Rondônia, em Guajará-mirim.