Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Acabou a farra: Lava Jato chega a Eike Batista

As histórias de megalomania e ambição que uniram o ex-governador Sérgio Cabral e o ex-bilionário Eike Batista — um preso e o outro foragido

Por Leslie Leitão e Thiago Prado
27 jan 2017, 21h13
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Reportagem de VEJA desta semana mostra como o longo braço da Lava Jato chegou a Eike Batista, o megaempreendedor caído em desgraça que, nos anos em que comandou um conglomerado bilionário, foi unha e carne com o governo, fosse qual fosse. Quando a PF bateu na sua porta na quinta-feira, já não estava no país – a suspeita é que queira ganhar tempo para negociar algum alívio em troca de uma delação-bomba. Embora tenha demorado a cair na rede das investigações, terá muito a contar sobre sua íntima ligação com os poderosos. Em maio, ele foi a Curitiba revelar voluntariamente – em nome do “espírito democrático” – que, atendendo a pedido do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, repassara para o PT 5 milhões de reais. Apostava que a boa vontade lhe renderia simpatias no Ministério Público. Após a prisão de Sérgio Cabral (PMDB), foi convocado a esclarecer como 1 milhão de reais seus tinha ido parar no escritório de advocacia de Adriana Ancelmo, mulher do ex-governador. Esmerou-se em explicações e foi embora achando que tinha se saído muito bem. Não tinha. Os argumentos foram conferidos e constatou-se que eram falsos. A descoberta dos 16,5 milhões de dólares nas contas secretas de Cabral fechou o cerco. Enquanto o reino de fantasia durou, Eike esbanjou luxo e riqueza, obteve empréstimos bilionários de bancos estatais e conquistou trânsito livre nos bastidores do poder. Era enaltecido como o símbolo do Brasil que avançava para uma nova era — e adorava isso. Hoje é sombra do que foi. E vamos esquecer que um dia alguém disse que ele era a cara do Brasil que dá certo.

    Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.