Após provocar governo federal em vídeo, Castro encontra ministro da Justiça para tratar sobre segurança
Além de Lewandowski, governador terá agenda com o secretário Nacional de Segurança

Um dia após lançar um vídeo nas redes em clima de tensão para tratar da segurança pública do Rio, o governador Cláudio Castro (PL) tem agenda nesta quarta-feira, 05, com autoridades do governo Lula sobre o tema. A partir das 12h, ele encontrará em Brasília o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. Mais tarde, Castro participa de reunião com o secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Luiz Sarrubbo, e com o diretor de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Rodney da Silva. Em pauta, segundo a assessoria de imprensa do governador, estão estratégias para essa área no estado.
Ontem, Castro publicou nas redes uma gravação em que provoca o governo federal. Um narrador diz: “O que adianta o estado tirar os fuzis dos bandidos se essas armas continuam entrando pelas fronteiras do nosso país? Combater o crime não é papel apenas das polícias militar e civil. É preciso tomar atitudes firmes para cobrar os países que facilitam o tráfico de armas. O governo federal precisa impor sanções”.
No vídeo, chamado de “O caminho das armas”, o governador do PL aparece num depósito lotado de fuzis apreendidos. Ele afirma que mais de 730 armas do tipo foram retiradas do crime no Rio pelas polícias no ano passado – um aumento de 20%. A apreensão de fuzis e a premiação em dinheiro de agentes envolvidos nessas ações é a grande propaganda de Castro na segurança, que vive momento crítico no estado com a explosão de roubos de carros e intensificação de operações policiais em comunidades.
A maratona em Brasília do governador também inclui reunão com o ministro dos Transportes, Renan Filho, o deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade) e a bancada federal para debater a concessão da Ferrovia Vitória-Rio (EF-118), que faz parte do Anel Ferroviário do Sudeste e que tem, segundo o governo fluminense, grande impacto no desenvolvimento econômico da região.