Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Após tragédia, Rio recorre a Bolsonaro para reconstruir Petrópolis 

Governador do Rio de Janeiro disse que está em contato com o Ministério do Desenvolvimento Regional 

Por Marina Lang Atualizado em 17 fev 2022, 05h16 - Publicado em 16 fev 2022, 12h57
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Com 104 mortes confirmadas e mais de 500 bombeiros mobilizados em busca de desaparecidos, a tragédia causada pelas fortes chuvas e enchentes em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, fez com que o governador Cláudio Castro (PL) batesse à porta do presidente Jair Bolsonaro. A conversa entre os dois ocorreu na noite de terça-feira, 15. Castro disse que os primeiros auxílios aos residentes da cidade virão dos cofres públicos fluminenses, mas que está recorrendo ao ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho na tentativa de reconstruir a cidade castigada por um intenso temporal na noite de ontem. 

    Prefeitura de Petrópolis
    Deslizamento na BR-040, que liga o Rio de Janeiro a Juiz de fora, destruiu uma casa e abriu uma cratera às margens da pista (Prefeitura de Petrópolis/Divulgação)

    “Ontem mesmo falei com o ministro Rogério Marinho e com o presidente Bolsonaro da necessidade de apoio e ajuda. Há uma boa possibilidade deles virem na sexta-feira, 18, aqui, e na semana que vem já com o número de projetos [que serão realizados] e a real situação na parte da reconstrução. Essa parte do primeiro auxílio o governo do estado vai fazer, não vou esperar o Governo Federal, mas na parte da reconstrução é muito importante o apoio e o aporte deles”, declarou, em entrevista coletiva no 15º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM) de Petrópolis.

    Filho “Zero Um” do presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), confirmou que o presidente estará na cidade na próxima sexta-feira. “Na sexta-feira vou estar junto com o presidente Bolsonaro fazendo um sobrevoo. Ele viria da missão oficial da Rússia direto para Brasília, mas mudou seu trajeto, vai direto para o Rio de Janeiro para se dirigir até Petrópolis e reforçar todas as iniciativas que o governo federal possa fazer diretamente ou em conjunto com as autoridades locais”, disse, em vídeo, o parlamentar. 

    Segundo Castro, 21 pessoas foram resgatadas com vida. O governo do estado contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para desobstruir as ruas e estradas que impediam a chegada e o deslocamento das equipes da capital fluminense para Petrópolis. 

    Continua após a publicidade

    “O governo do estado está presente em peso e o maquinário já chegou. As secretarias de Desenvolvimento Social, tanto do estado como do município, já estão cadastrando as pessoas para que a gente possa dar o primeiro atendimento, limpar e fazer a vida da cidade voltar o mais rápido possível. Toda a questão de IML [Instituto Médico Legal, para o reconhecimento das vítimas], ontem a Polícia Civil já subiu para cá. Falei com o presidente do Tribunal de Justiça para que a gente possa agilizar essa questão, infelizmente, das pessoas vitimadas”, finalizou. 

    Com informações da Agência Brasil

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.