Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Aumenta apoio à redução da maioridade penal para crimes graves

Levantamento do Datafolha mostra que, entre pessoas favoráveis à mudança na lei, índice dos que a defendem para casos específicos passou de 26% para 36%

Por Da Redação
Atualizado em 3 jan 2018, 12h57 - Publicado em 3 jan 2018, 12h55
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Pesquisa Datafolha publicada nesta quarta-feira (3) revela que o número de brasileiros que apoiam a redução da maioridade penal de 18 anos para 16 anos em crimes graves cresceu. O índice aumentou dos 26%, registrados em 2015, para 36% em 2017.

    O resultado integra o total de entrevistados que se declaram favoráveis (84%) à mudança na legislação, independentemente da natureza do crime. Neste quadro geral, houve pequena oscilação para baixo — em 2015, 87% das pessoas se diziam favoráveis à alteração.

    O levantamento encomendado pela Folha de S.Paulo ouviu 2.762 pessoas em 192 cidades do país. A margem de erro da sondagem é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

    Atualmente, tramita no Senado Federal uma Proposta de Emenda à Constituição que reduz a maioridade penal no caso de crimes graves. A matéria está na Comissão de Constituição e Justiça, mas, diante da falta de acordo entre os membros para analisar a proposta, a votação ficou para 2018.

    Perfil

    Um recorte realizado pelo instituto de pesquisa revelou que homens e mulheres tem taxa parecida de aceitação da redução da maioridade, 85% e 83% apoiam a medida, respectivamente.

    Continua após a publicidade

    Já em uma estratificação dos dados feita entre as regiões do país mostraram que os nordestinos são os que menos defendem a diminuição da idade: 81% se declaram contrários a medida. O Norte, por outro lado, tem uma porcentagem de apoio maior, com 89% a favor da proposta. Posicionando-se acima do Centro-Oeste que tem 88% de apoio.

    Segundo o instituto, as maiores diferenças aparecem nas faixas de renda. Entre os que ganham o salário acima de 10 salários mínimos (9.540 reais), o apoio soma 73% ante os 83% da parcela mais pobre da população, cuja a renda é de até dois salários mínimos (1.908 reais).

    Levando em conta as preferências eleitorais, o apoio à redução é maior entre os simpatizantes de Jair Bolsonaro (95%) e Geraldo Alckmin (91%). Eles são seguidos pelas pessoas que declaram voto a Marina Silva (84% de apoio) e Lula (79%).

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.