Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Batalhão da PM denunciado por Marielle é o que mais mata no Rio

Desde sua criação, em 2011, a região de Acari, na Zona Norte da cidade, registrou 567 pessoas mortas durante ações policiais

Por Da Redação Atualizado em 16 mar 2018, 12h26 - Publicado em 15 mar 2018, 19h22

Quatro dias antes de ser assassinada, a vereadora carioca Marielle Franco (PSOL) postou uma crítica em suas redes sociais: “Precisamos gritar para que todos saibam o está acontecendo em Acari nesse momento. O 41° Batalhão da Polícia Militar do Rio de Janeiro está aterrorizando e violentando moradores de Acari”.

Desde sua criação, em 2011, o batalhão é o que registra os maiores índices de homicídio em decorrência de ação policial na cidade. A área sob responsabilidade da unidade inclui Acari, Irajá, Pavuna e outros bairros na Zona Norte do Rio.

Em relação ao total de mortes violentas por área, também é um dos que registram as mais altas taxas. Todo ano, oscila entre o primeiro e o segundo lugar no ranking de homicídios decorrentes de ação policial no estado. Em 2011 e 2017, foi superado pelo 15º (Duque de Caxias); em 2015, pelo 7º (São Gonçalo), ambos da região metropolitana.

Em 2017, quase um a cada três homicídios ocorridos na circunscrição do 41º BPM ocorreu em ações policiais. Em janeiro, foram 41%. Entre a criação do batalhão e o dado mais recente, de janeiro deste ano, 567 pessoas foram mortas em ação policial pelos policiais do 41º batalhão.

O Instituto de Segurança Pública (ISP), que organiza as estatísticas de segurança do Rio, só fornece dados até janeiro, período anterior à intervenção federal.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.