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Bolsonaro intensifica anúncios na internet para vencer Lula

Disputa no Google tem sido palco para difamações e troca de ofensas

Por Gustavo Silva Atualizado em 24 out 2022, 15h21 - Publicado em 24 out 2022, 14h57
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  • (COMBO) This combination of pictures created on October 11, 2022, shows Brazil's President Luiz Inacio Lula da Silva (L) celebrating shortly after receiving the presidential sash from outgoing President Fernando Henrique Cardoso (out of frame), during the inauguration ceremony held at the Planalto Palace in Brasilia on January 1, 2003 and Brazil's president Jair Bolsonaro gesturing after receiving the presidential sash from outgoing Brazilian president Michel Temer (out of frame), at Planalto Palace in Brasilia on January 1, 2019. - Brazil's new right-leaning Congress risks making life difficult for leftist Luiz Inacio Lula da Silva should he win a third presidential term in elections this month, analysts say. Bolsonaro, 67, exceeded polling predictions by coming a closer-than-expected second to Lula, 76, in a first election round on October 2. The two men will face off in a deeply polarized second round on October 30. (Photo by ORLANDO KISSNER and EVARISTO SA / AFP)
    Lula e Jair Bolsonaro em suas posses presidenciais, em 2003 e 2019, respectivamente - (Orlando Kissner/Evaristo Sa/AFP)

    Durante o último fim de semana, Jair Bolsonaro (PL) investiu pesadamente em propagandas na internet, e se tornou figura quase onipresente na redes, principalmente em canais do Youtube e sites da ferramenta de busca do Google. O investimento na reta da campanha final inverteu a lógica vigente até então em que se observava uma predominância  da campanha de Lula (PT) no meio digital, com o PT gastando o dobro do que o PL.

    No dia 16 deste mês, Lula tinha empenhado 12 milhões de reais no Google, enquanto Bolsonaro tinha colocado apenas 6 000 000 de reais. Hoje, segunda-feira, 24, o cenário foi o oposto: o presidente desponta na frente dos gastos, com 21 400 000 em anúncios e o candidato petista aparece com 17,5 milhões de reais.

    A conjuntura anterior mostrava um claro esforço da campanha de Lula para fazer frente à força do presidente Jair Bolsonaro no uso de redes sociais e aplicativos de mensagens, como Facebook, Telegram e Whatsapp. Com dificuldades financeiras, a coligação liderada pelo PT passou a veicular uma campanha em grupos de apoio à sua candidatura, pedindo dinheiro para enfrentar a máquina digital do adversário. Uma das peças traz uma paródia à propaganda de convocação do governo americano para o exército. Lula, assim como Tio Sam, aponta o dedo para o público, enquanto o texto sob a montagem diz:  “Precisamos de você para combater as fakenews de Bolsonaro”.

    Os mapas de distribuição das propagandas disparadas mostram que há uma intensa luta, na internet, por veiculação de peças de campanha no Sul e no Sudeste do país, colégios eleitorais estratégicos que podem ser decisivos no segundo turno.

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    Campanha de Lula na reta final tenta frear fake news e, para isso, criaram um fundo em que todo valor doado será destinado à checagem de informação. A acusação de Lula é de que a campanha de Bolsonaro na internet está investindo desinformação.
    (Divulgação/Divulgação)
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