Bombeiros trabalham mais de 24h para controlar incêndio na Ilha do Governador
O fogo começou no sábado, 8, por volta das 12h30, e levou quase 24 horas para ser completamente controlado

Na tarde deste domingo, 9, os bombeiros ainda trabalhavam no rescaldo do incêndio que atingiu a fábrica de óleo da Moove, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro . O fogo começou no sábado, 8, por volta das 12h30, e levou quase 24 horas para ser completamente controlado.
A fábrica da empresa Moove, localizada no bairro da Ribeira, estava inoperante no momento do incidente, e não há registro de feridos. No entanto, o incêndio causou uma densa nuvem de fumaça visível de vários pontos da cidade e da Região Metropolitana, além de forte cheiro de óleo, que incomodou moradores ao longo da noite. Alguns relataram explosões e precisaram deixar suas casas por precaução.
O combate às chamas mobilizou equipes de diversos quartéis do Corpo de Bombeiros, incluindo Fundão, Central, Penha, Ilha do Governador, Campos Elísios e Barra da Tijuca. Ao todo, 65 militares de 15 unidades participaram da operação. Às 18h20 de sábado, o fogo foi considerado controlado, mas o trabalho continuou durante toda a madrugada e ao longo do domingo para evitar o reinício do fogo e resfriar a área.
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) foi acionado para avaliar possíveis impactos ambientais. Em nota, informou que irá apurar as causas do incêndio e aplicar as sanções cabíveis.
A Moove, responsável pela fábrica, confirmou o incêndio e garantiu que as chamas não atingiram os tanques de combustível. “Todos os protocolos de segurança estão sendo aplicados. Não há registro de vítimas”, afirmou a empresa.