Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Brasil cai 9 posições e tem pior percepção da corrupção desde 2012

O país ocupa a 105ª colocação entre 180 nações analisadas pela ONG Transparência Internacional

Por Diego Freire Atualizado em 29 jan 2019, 05h00 - Publicado em 29 jan 2019, 04h39
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Brasil caiu nove posições no ranking do Índice de Percepção da Corrupção (IPC) realizado anualmente pela ONG Transparência Internacional. No novo estudo, divulgado nesta terça-feira 29, o país ocupa a 105ª colocação entre 180 nações analisadas e tem sua pior pontuação desde 2012.

    Referente ao ano de 2018, o levantamento concede nota de 35 pontos ao Brasil, dois a menos do que o registrado em 2017. O índice vai de 0 a 100 e, quanto menor a nota, maior a percepção de corrupção.

    Para efeito comparativo, o líder do ranking, a Dinamarca, tem nota 88 – seguida por Nova Zelândia (87); Finlândia, Singapura, Suécia e Suíça (85); Noruega (84); e Holanda (83).

    O dado é calculado pela média de 13 relatórios independentes, que calculam o índice de “sensação de corrupção” relatado por especialistas e executivos de empresas. Os entrevistados são questionados sobre o quanto consideram o setor público de seus países como corruptos.

    A queda do Brasil no índice é observada desde 2014, quando ocupava o 69º lugar na lista, e foi bastante acentuada nos últimos anos: de 40 pontos e na 79ª colocação em 2016, o país caiu para 37 pontos e o 96º lugar em 2017. Agora, em 2018, chega a 35 pontos e ocupa a 105ª posição.

    Continua após a publicidade

    De acordo com a ONG Transparência Internacional, essa trajetória pode ser explicada pelos efeitos da Lava Jato e outras operações, que demonstram um esforço do país para enfrentar o problema – mas, ao mesmo tempo, conscientizam mais a população sobre os casos e geram piora no ranking.

    Ainda assim, fatores estruturais da corrupção nacional seguem inabalados, segundo a entidade. Oito países possuem a mesma nota que o Brasil no ranking de 2018: Argélia, Armênia, Costa do Marfim, Egito, El Salvador, Peru, Timor Leste e Zâmbia.

    O ministro da Justiça brasileiro, Sergio Moro, anunciou recentemente que pretende apresentar ao Congresso um pacote de medidas para fortalecer o combate à corrupção.

    Com 35 pontos, o Brasil hoje está abaixo da média global no ranking da Transparência Internacional (de 43,1 pontos). Os últimos colocados em 2018 são: Somália (10 pontos); Síria e Sudão do Sul (13); Coreia do Norte e Iêmen (14); Afeganistão, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial e Sudão (16); Burundi e Líbia (17).

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.