Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Brasil envia bombeiros para combater incêndios em força-tarefa com a Bolívia

Mais de 60 militares da Força Nacional e que atuam no Distrito Federal integram missão para evitar que chamas avancem para o Pantanal Brasileiro

Por Paula Felix Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 8 set 2024, 16h53 - Publicado em 8 set 2024, 16h50
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Brasil enviou mais de 60 bombeiros para atuar em uma força-tarefa para combater incêndios florestais que atingem a fronteira do país com a Bolívia. Um comando conjunto será formado para tentar frear as chamas, que ameaçam avançar para o Pantanal brasileiro, região já afetada pelas queimadas.

    Em nota divulgada neste sábado, 7, o governo informou que a missão humanitária será formada por 37 bombeiros militares da Força Nacional de Segurança Pública, ligada ao Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP), e 25 integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

    Na última quinta-feira, 5, um escalão avançado foi para a Bolívia com o objetivo de se unir às forças bolivianas e formar um comando conjunto que terá como base na cidade de San Ignacio de Velasco, no Departamento de Santa Cruz. Esse comando terá cooperação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

    “Serão feitos sobrevoos e analisados mapas satelitais para identificar os focos de incêndio ao longo da faixa de fronteira com os estados de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul, a serem extintos em operações conjuntas”, informou, em nota, o governo federal.

    A missão é coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), e é chefiada por especialista em desastres do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).

    Continua após a publicidade

    “Além de contribuir para combater os incêndios no lado boliviano da fronteira, a missão conjunta terá caráter preventivo, para evitar que novos focos de incêndio atinjam o território brasileiro.”

    Segundo o Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram detectados 156.023 focos de incêndio no Brasil entre 1º de janeiro e 7 de setembro. O estado de Mato Grosso lidera com 33.885 focos.

    Na América do Sul, depois do Brasil, a Bolívia é o país com mais focos, totalizando 56.587 no mesmo período.

    Continua após a publicidade

    Incêndios no Pantanal

    Segundo o governo brasileiro, dos 112 incêndios registrados nas últimas semanas na região do Pantanal, 18 estão ativos e 71 já foram extintos.

    Outros 23 estão sendo controlados pela força-tarefa liderada pelo Centro de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais – Prevfogo, órgão vinculado ao Ibama.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.