Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Brumadinho é alerta para empresas não negligenciarem os riscos

Tragédia deixa a lição de que, muitas vezes, é necessário ir além das normas legais, dizem especialistas do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa

Por Da Redação
Atualizado em 1 fev 2019, 09h01 - Publicado em 1 fev 2019, 09h01

A tragédia de Brumadinho envolvendo a Vale serve como um alerta para que as empresas levem em consideração, com seriedade, os impactos sociais e ambientais em seus modelos de negócios e na tomada de decisões. É uma recomendação que se aplica principalmente para companhias de setores nos quais os riscos socioambientais e trabalhistas sejam inerentes à atividade exercida. Essa é a análise de Heloisa Bedicks, superintendente-geral do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), e Richard Blanchet, membro do conselho de administração do instituto, que são especialistas no tema.

“Episódios como esse reforçam a conscientização de que as empresas geram externalidades que impactam a sociedade e o meio ambiente”, diz Blanchet. As consequências de eventos não previstos podem ser dramáticas, com impactos que perduram por gerações, como é o caso daqueles no campo ambiental.

“Quando casos assim acontecem, as empresas precisam revisitar todos os seus controles, rever o mapeamento dos riscos e dos impactos e daí tomar decisões que podem ser mais restritas sobre os negócios”, afirma Bedicks. Ela completa dizendo que é necessário que haja um código de conduta que seja de conhecimento de toda a cadeia relacionada à companhia. Outra recomendação é que as empresas adotem uma política de comunicação transparente, que leve as informações com precisão e agilidade para a sociedade.

Blanchet diz que o alerta é direcionado também para aquelas companhias que já julgam que estão sendo cautelosas com os riscos inerentes à sua atividade. Segundo ele, atividades que envolvem riscos ambientais e trabalhistas elevados, como os de extração mineral, já estão sujeitas à regulação do governo, mas isso não significa que o cumprimento das exigências legais seja suficiente. “Muitas vezes, as empresas só descobrem na prática, em episódios como esse (em Brumadinho), que é necessário ir além do que as normas preveem para administrar adequadamente os riscos”, afirma o advogado.

 

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.