Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Bruno Covas decreta estado de emergência na cidade de São Paulo

Medida permite que Prefeitura faça gastos sem licitação e apreenda bens privados, como combustível estocado em postos de gasolina

Por Guilherme Venaglia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 17h09 - Publicado em 25 Maio 2018, 12h43

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), decretou estado de emergência na capital paulista no começo da tarde desta sexta-feira, 25, em virtude da greve dos caminhoneiros. Com a medida, a Prefeitura passa a poder requisitar bens privados e a fazer gastos mesmo sem previsão orçamentária ou realização de licitação.

Um dos reflexos dessa decisão é que, caso um posto de gasolina tenha combustível estocado, a administração municipal tem a possibilidade de apreender esse material para uso público. Dentre as medidas previstas estão a suspensão de serviços considerados não-essenciais. A coleta de lixo já não está sendo feita na cidade nesta sexta.

Segundo nota da Prefeitura, “caso continue a situação de desabastecimento provocado pelas manifestações, pode haver decretação de feriado municipal”. A situação será avaliada por um comitê formado pelo prefeito, pelo procurador-geral do município, Guilherme Bueno de Camargo, e pelos secretários Rubens Rizek (Justiça), Fábio Santos (Comunicação), Caio Megale (Fazenda) e José Roberto Oliveira (Segurança Urbana).

Não há prazo para o fim da medida, que continuará enquanto as circunstâncias se mantiverem. “A Prefeitura, com o auxílio da Polícia Militar, continua empenhada em fazer valer a liminar obtida na quinta-feira, que obriga os grevistas a suspender atos que impeçam o abastecimento de combustível para os serviços essenciais”, completa o texto.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.