Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

‘Cavalo tarado’: a nova arma da direita contra Paes no Rio

Apresentação em ao menos quatro escolas municipais foi repudiada pelo prefeito e utilizada por adversários por conteúdo sexual

Por Maiá Menezes Atualizado em 30 ago 2023, 13h04 - Publicado em 30 ago 2023, 13h03

Uma apresentação polêmica em escolas municipais do Rio de Janeiro se transformou na primeira munição do único pré-candidato ao comando do Palácio da Cidade declarado até aqui contra o atual prefeito Eduardo Paes (PSD).  Fantasiados de cavalo, ao som de uma música com conteúdo sexual, os atores da companhia Suave fizeram a exibição em ao menos quatro escolas da rede municipal de ensino. O caso foi explorado pelo deputado estadual Rodrigo Amorim (PTB), num treino para o clima bélico para 2024. O parlamentar postou o vídeo de parte da performance, que qualificou de “abominável” e já politizando: “Esta é a educação de Lula e Paes”. O presidente é aliado do prefeito do Rio e o PT integra secretarias da prefeitura.

Paes reagiu imediatamente, afastou os diretores de quatro escolas. Em vídeo publicado em suas redes sociais, e em tom de indignação, afirmou: “Recebi esse vídeo absurdo aqui. O que passa na cabeça de alguém que acha que é o tipo de coisa que possa ser apresentado nas escolas, para crianças. Com muita indignação, eu repudio”. Ele chamou os atores de “grupo independente”. E disse ainda que os recursos públicos terão que ser devolvidos, e abriu sindicância para investigar o caso.  O principal trecho da música, em ritmo de funk, diz: “Olha o cavalo no cio, o cavalo tá taradão”.

A companhia, em 2022, ganhou edital de 50 mil reais da Secretaria Municipal de Cultura do Rio. O edital, publicado no Diário Oficial, previa apresentações em até um ano após o recebimento dos recursos. A Secretaria Municipal de Educação classificou a apresentação do grupo de “má-fé”. O grupo sustenta que o trecho da apresentação foi retirado de contexto.


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.