Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Chuva forte provoca alagamentos na Grande SP; desabamento deixa mortos

Casa cedeu em Ribeirão Pires, na região do ABC, durante tempestade; duas pessoas morreram e outras duas ficaram soterradas

Por Da Redação Atualizado em 11 mar 2019, 12h50 - Publicado em 11 mar 2019, 03h17

A cidade de São Paulo e municípios da região metropolitana foram fortemente atingidos por chuvas ao longo da noite de domingo e da madrugada desta segunda-feira, 11. Quatro pessoas morreram no desabamento de uma casa em Ribeirão Pires, no Grande ABC. Chovia forte quando uma residência desabou na Rua Caiçara, por volta das 23h43.

Embora transtornos se estendam pela manhã em diferentes pontos, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) tirou todos os bairros da capital do estado de atenção para alagamentos às 5h33, com exceção da subprefeitura do Ipiranga (ainda em estado de alerta). A Marginal Tietê foi retirada do alerta às 7h08. Partes do ABC seguem isoladas pela água.

Por causa da situação crítica, a Prefeitura de São Paulo anunciou a suspensão do rodízio de veículos nesta segunda, durante todo o dia, para carros e caminhões.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, durante o período de chuva forte, especialmente entre 00h01 e 6h30 desta segunda-feira, foram registrados 698 pontos de enchentes e alagamentos na cidade, transbordamentos de rios, 78 acionamentos de quedas de árvores e 76 desmoronamentos e desabamentos.

Continua após a publicidade

Em um incidente por volta da 1h, um deslizamento de terra atingiu uma residência na Rua dos Cravos, no bairro de São Rafael, na Zona Leste da capital. Os bombeiros retiraram uma mãe e duas crianças dos escombros, uma delas em estado grave.

De acordo com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a circulação da Linha 10-Turquesa está interrompida nesta segunda-feira por causa dos alagamentos causados pela forte chuva e não há previsão de normalização. A linha parte do terminal Luz e vai até Rio Grande da Serra, município localizado próximo à Ribeirão Pires. Passageiros relataram alagamentos pelas redes sociais.

Continua após a publicidade

A partir de 0h03, toda a cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos, por conta das chuvas, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). Algumas a subprefeituras entraram em estado de alerta durante a noite a madrugada, como a do Ipiranga, onde o Rio Tamanduateí entrou em iminência de transbordar às 22h02.

Na Rua Cipriano Barata, no Ipiranga, o Corpo de Bombeiros resgatou uma vítima dentro de um carro levado pela correnteza. Outros rios da cidade entraram em iminência de transbordar, como o Rio Verde e o Rio Aricanduva, ambos na Zona Leste.

Continua após a publicidade

As duas marginais também entraram em estado de alerta em momentos da noite: às 23h52, o Rio Pinheiros entrou em iminência de transbordamento na altura da ponte João Dias. À 1h33, o Rio Tietê recebeu alerta de transbordamento na Ponte do Piqueri e Ponte Dutra.

Continua após a publicidade

Além da capital, a região do ABC foi fortemente afetada. Todas as saídas para São Paulo a partir de Diadema, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul foram interditadas em razão de alagamentos, além de um trecho da Via Anchieta.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.