Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Cinco assuntos para começar seu dia

VEJA traz as principais informações sobre o impacto da pandemia de coronavírus no Brasil e no mundo nesta terça-feira

Por Da Redação Atualizado em 31 mar 2020, 09h49 - Publicado em 31 mar 2020, 07h25
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Jair Bolsonaro pressionado pela oposição e na contramão do Ministério da Saúde, brasileiros resgatados de Quito, Senado aprova auxílio de 600 reais a trabalhadores informais, cidade chinesa onde surgiu o novo coronavírus reabre o comércio e o aumento de casos e mortes no Brasil e no mundo. Esses são os cinco principais assuntos para você começar o seu dia bem-informado.

    BOLSONARO SOB PRESSÃO

    Em meio à crise causada pelo novo coronavírus, líderes da oposição como Fernando Haddad (PT), Ciro Gomes (PDT) e Guilherme Boulos (PSOL) pediram a renúncia de Jair Bolsonaro em carta assinada ainda por um governador e ex-governadores. Os políticos alegam que o presidente “comete crimes, frauda informações, mente e incentiva o caos”. Pressionado, Bolsonaro se defendeu na conversa com apoiadores e jornalistas na saída do Palácio da Alvorada, disse que “o problema não é do presidente”, mas “de todos” e questionou: “Trocar o presidente resolve tudo?”. Após o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, voltar a defender o isolamento social, medida criticada por Bolsonaro, fica a expectativa de qual será a reação do presidente e se ele continuará tentando diminuir a quarentena recomendada por autoridades médicas do Brasil e do mundo. Para auxiliar o Ministério da Saúde, o ministro da Justiça, Sergio Moro, autorizou o uso da Força Nacional de Segurança no combate à pandemia até 28 de maio.

    ASSINE VEJA

    Coronavírus: a salvação pela ciência
    Coronavírus: a salvação pela ciência Enquanto os melhores laboratórios do mundo entram em uma luta bilionária contra a doença, países trazem experiências bem-sucedidas para que a vida e a economia voltem à normalidade ()
    Clique e Assine

    RESGATE DE BRASILEIROS

    O Ministério das Relações Exteriores enviou um avião para resgatar 160 brasileiros que estavam no Equador, país que fechou suas fronteiras para combater o coronavírus. Entre os nacionais resgatados está uma equipe paralímpica de natação que treinava em Quito para disputar as qualificatórias da Paraolimpíada de Tóquio — adiada para 2021. A expectativa é de que avião pouse no Aeroporto Internacional de Guarulhos nesta terça.

    FALTA A SANÇÃO

    O projeto que prevê o pagamento de 600 reais para auxiliar trabalhadores informais durante a crise do coronavírus foi aprovado pelo Senado de forma unânime. Os pagamentos serão feitos pelo Banco do Brasil, Caixa e Correios, mas antes o texto precisa ser sancionado por Jair Bolsonaro. Pelas redes sociais, o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), que está afastado por causa da Covid-19, pediu pressa ao presidente, que ainda não se manifestou. Saiba aqui quem pode receber a ajuda.

    Continua após a publicidade

    VIDA PÓS-QUARENTENA

    O comércio foi reaberto em Wuhan, capital da província de Hubei, na China, onde o novo coronavírus surgiu, em dezembro de 2019. Poucas pessoas, porém, se arriscaram a sair de suas casas. Nas lojas os funcionários usavam máscaras e pediam uma “distância segura”. As novas medidas foram adotadas dias após a volta do transporte público na cidade, que ficou totalmente isolada por dois meses. Apesar das diversas medidas restritivas, como medir a temperatura de clientes, limitação do número de pessoas, Wuhan mostra que há vida após o coronavírus e dá esperança para outras cidades do mundo que vivem atualmente o pico da pandemia.

    COVID-19 NO MUNDO

    Diferentemente da China, onde os casos se estabilizaram e o número de recuperados é maior do que o de infectados no momento, outras metrópoles sofrem com o aumento de diagnósticos e mortes. No Brasil, os óbitos subiram para 159 e os pacientes com a Covid-19 saltaram para 4.579. O ministro da Saúde alertou que os casos vão aumentar nos próximos dias, já que cerca de 10 milhões de testes chegarão e serão distribuídos pelo país.

    Nos Estados Unidos, epicentro da pandemia, os casos já passam dos 164 mil, com pouco mais de 3,1 mil mortos. Para ajudar no combate ao vírus, a China enviou 80 toneladas de materiais médicos aos EUA. Diante do aumento de casos na capital Washington, prefeita e governadores da região decidiram impor uma quarentena. País mais atingido na Europa, a Itália ultrapassou a marca de 100 mil casos e contabiliza mais de 11,5 mil óbitos. Na Espanha, terceira nação mais atingida pela Covid-19, ao menos 87 mil pessoas foram infectadas e outras 7,7 mil morreram. Apesar das fortes medidas adotadas nos países mais afetados pela crise sanitária, os números seguem em alta e o futuro da curva da doença ainda é incerto.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.