Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Cirurgia de Bolsonaro dura cinco horas e é bem-sucedida, segundo boletim

A operação para corrigir uma hérnia começou às 7h35 e acabou 12h40; alta deve ocorrer em até seis dias, de acordo com cirurgião

Por Redação
Atualizado em 8 set 2019, 19h25 - Publicado em 8 set 2019, 08h52
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A cirurgia do presidente Jair Bolsonaro chegou ao fim após cinco horas de procedimento. Iniciada por volta das 7h35, a operação realizada neste domingo (8) no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, foi concluídaàs 12h40.

    De acordo com o boletim divulgado pela equipe médica, o procedimento foi bem-sucedido. “A técnica utilizada foi a Herniorrafia Incisional com implantação de tela. O paciente fará sua recuperação no apartamento e apresenta quadro clínico estável. Por orientação médica, estará com visitas
    restritas nesse momento”, diz o documento.

    Em coletiva de imprensa realizada no hospital, o cirurgião Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo, chefe da equipe médica, afirmou que a cirurgia foi longa porque o intestino estava bastante aderido à parede abdominal, mas que não houve qualquer complicação durante o procedimento.

    A partir de amanhã (9), o presidente deverá iniciar uma dieta líquida. A previsão é que a recuperação aconteça em até seis dias e que ele possa viajar em até dez dias. Ainda segundo Macedo, cerca hérnias deste tipos ocorrem em até 10% das laparostomias.

    Há chance de recidiva, ou seja, de outra hérnia. Mas, segundo Macedo, é muito pequena – cerca de 6%. Os filhos e a primeira dama puderam acompanhar a cirurgia. Eles ficaram em uma sala do lado de fora do centro cirúrgico, mas que permitia ver dentro da sala.

    Continua após a publicidade

    De acordo com a equipe do presidente, em informação dada durante o procedimento, a cirurgia corria de forma tranquila. A previsão inicial da equipe média era que a operação tivesse de duas a três horas de duração – duas a menos que o resultado final.

    A hérnia é resultado do enfraquecimento natural da parede abdominal depois de sucessivos procedimentos invasivos. Esta é a quarta intervenção à qual Bolsonaro se submete desde a facada sofrida durante a campanha eleitoral no ano passado.

    Infecções ou excesso de esforço físico podem contribuir para dificultar a cicatrização — Bolsonaro, lembre-se, desfilou montado em um cavalo quarto de milha, galopando, durante evento em Barretos, interior de São Paulo.

    Continua após a publicidade

    A operação é considerada de médio porte e será a “céu aberto” — não por laparoscopia. O cirurgião devolve o órgão que está saindo e fecha a abertura. Durante o procedimento, o médico pode optar por usar uma prótese, uma espécie de tela, para reforçar o local.

    Bolsonaro deverá manter uma dieta totalmente líquida nas primeiras 24 horas após a cirurgia. E nos dois dias seguintes consumir alimentos pastosos.

    No fim da tarde, o filho do presidente, Flávio Bolsonaro, publicou uma foto de Bolsonaro no hospital. “O cara é forte”, escreveu. “Graças a Deus correu tudo bem e Bolsonaro estará de volta em breve”:

    Continua após a publicidade

    (Com Estadão Conteúdo)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.