Comissão da Câmara convoca Lewandowski para explicar ‘ausência’ do governo em operação no Rio
Autor do requerimento, o deputado Luciano Zucco, do PL, citou 'omissão' do Planalto e criticou PEC da Segurança
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara aprovou, nesta terça-feira, um requerimento que pede a convocação do ministro da Justiça Ricardo Lewandowski para prestar esclarecimentos sobre a ausência do governo federal na megaoperação realizada no Rio contra o Comando Vermelho, resultando na morte de 117 pessoas.
O requerimento foi apresentado pelo líder da oposição na Casa, deputado Luciano Zucco (PL-RS), que classificou a operação como uma “guerra” e avaliou que o governo Lula se omitiu.
“O ministro Lewandowski precisa explicar por que a Polícia Federal ficou de fora e por que o governo Lula recusou, por três vezes, o pedido do governador Cláudio Castro para o uso das Forças Armadas no apoio à segurança pública”, disse Zucco.
No documento, Zucco também critica a PEC da Segurança Pública, proposta de autoria do governo federal que, segundo o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), deve ser votada no início de dezembro na Casa. Segundo o bolsonarista, o projeto configura “retrocesso institucional” e fere a autonomia do estados.
“É uma manobra política para concentrar poder no Planalto e transformar as forças federais em instrumentos de controle”, completou.








