Como proteger sua conta gov.br de golpes e empréstimos sem autorização
Mais de 150 milhões de brasileiros utilizam a plataforma

O aumento dos golpes aplicados por criminosos através do sistema do GOV.BR estão chamando a atenção da população e das autoridades, já que a plataforma reúne diversos serviços públicos federais. Dados de março de 2024 mostram que, na época, o GOV.BR já era utilizado por mais de 150 milhões de brasileiros. A página de login do GOV.BR é a mais acessada do mundo , na categoria Governo, de acordo com o site Similarweb, que é especializado no tema e analisa os portais mais acessados em diversas categorias.
A conta pode ser utilizada para acessar serviços do SUS, inscrever-se no ENEM, consultar a CNH ou Carteira de Trabalho digital, simular aposentadoria no Meu INSS, e diversos outros serviços.
Como aumentar a segurança da conta no Gov.br?
Para deixar a conta do Gov.br mais segura, é importante ativar alguns mecanismos do site, como:
- Ativar a autenticação de duas etapas;
- Habilitar o login com a biometria do celular;
- Limitar o acesso para dispositivos autorizados.
Todas essas opções podem ser feitas dentro do app do Gov.br, que está disponível para celulares Android e iOS, através do menu principal e na aba “Segurança da conta”.
Como criar uma conta no Gov.br?
Para criar uma conta no Gov.br é necessário que a pessoa faça o download e abra o aplicativo no seu celular. Quando abrir o app, a pessoa terá que digitar o seu CPF e clicar em “Continuar” para criar ou alterar sua conta. Para terminar de concluir o cadastro, o cidadão preenche um formulário simples e seus dados podem ser validados na Receita Federal ou no INSS.
É possível ter uma Conta Gov.br sem o aplicativo?
Sim, você pode ter a sua conta gov.br mesmo sem ter o aplicativo gov.br, mas não é o recomendado, pois algumas funcionalidades como reconhecimento facial e Prova de Vida só são possíveis de serem realizados através do app.
Quais são os níveis da conta Gov.br?
A conta Gov.br tem três níveis: bronze, prata e ouro. No nível bronze, o cidadão tem acesso parcial às funcionalidades do aplicativo e conta com nível básico de segurança, com acesso a poucos serviços digitais. No nível prata, o acesso é completo a todas as funcionalidades do aplicativo e conta com nível alto de segurança, com acesso a serviços que exigem reconhecimento facial ou acesso a bancos credenciados. No nível ouro, o acesso também é completo a todas as funcionalidades do aplicativo e conta com nível máximo de segurança, principalmente para serviços mais sensíveis.