Conheça o programa do Governo Federal que vai mobilizar 50 cidades contra o aquecimento global
Programa Cidades Modelos Verdes Resilientes vai realizar 100 ações de alto impacto climático

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima divulgou, na tarde desta quinta-feira, 27, o nome das 50 cidades selecionadas para a primeira fase do Programa Cidades Modelos Verdes Resilientes. O projeto tem como objetivo prestar suporte técnico aos municípios para aplicação de ações de alto impacto climático com foco na mitigação dos danos causados pelas mudanças climáticas e adaptação dos locais para o preparo do enfrentamento de possíveis eventos climáticos.
No anúncio realizado hoje, em Brasília, foi oficializada a participação de 45 cidades selecionadas para o programa, que se somam a outras cinco elencadas que já tinham a participação confirmada desde o final de janeiro. Representantes da pasta também assinaram uma Carta Compromisso junto aos ministérios das Cidades (MCid) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), além dos 50 prefeitos dos locais selecionados.
A Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva mencionou o impacto da iniciativa para a COP30, que será realizada em novembro, em Belém, no Pará.
“Na COP30, que será a COP da aceleração da implementação, será fundamental a ação colaborativa. O Programa Cidades Verdes Resilientes está impulsionando 100 ações climáticas transformadoras, que incluem a recuperação de áreas verdes urbanas e a eletrificação da frota de ônibus, em 50 cidades, mostrando como a parceria entre todos os níveis de governo constroi um futuro resiliente e sustentável para todos.”
O projeto é parte de um programa maior do Ministério do Meio Ambiente que visa o envolvimento de atores subnacionais na agenda climática e conta com o suporte de parceiros como CDP América Latina e a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP).
Confira a lista das cidades escolhidas:
Região Norte
Rio Branco (AC), Abaetetuba (PA), Altamira (PA), Boa Vista (RR), Cameta (PA), Caracai (RR), Ji-Paraná (RO), Manaus (AM), Parintins (AM) e Tarauaca (AC).
Região Nordeste
Maranguape (CE), Arapiraca (AL), Cajazeiras (PB), Camaragibe (PE), Crato (CE), Fortaleza (CE), Ilhéus (BA), Itapipoca (CE), Juazeiro (BA), Mossoró (RN), Palmeira dos Índios (AL), São Cristóvão (SE), Sobral (CE) e Vitória de Santo Antão (PE).
Região Centro-Oeste
Corumbá (MS), Cáceres (MT), Campo Grande (MS), Coxim (MS), Cuiabá (MT), Formosa (GO), Goiânia (GO), Miranda (MS), Sinop (MT) e Tangará da Serra (MT).
Região Sudeste
Serra (ES), Aracruz (ES), Cariacica (ES), Contagem (MG), Montes Claros (MG), Petrópolis (RJ), Ribeirão das Neves (MG), Rio de Janeiro (RJ), São João de Meriti (RJ) e Sorocaba (SP).
Região Sul
Caxias do Sul (RS), Campo Largo (PR), Cruzeiro do Sul (RS), Gravataí (RS), Porto Alegre (RS) e São Leopoldo (Sul).