Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Covid-19: Ocupação de leitos de UTI em SP se estabiliza abaixo de 60%

Nas últimas quatro semanas, utilização da rede pública por pacientes graves ficou abaixo do patamar considerado seguro para flexibilizar a quarentena

Por Mariana Zylberkan, Alexandre Senechal Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 11 ago 2020, 20h31 - Publicado em 11 ago 2020, 20h08

O índice de ocupação de leitos de UTI por pacientes com coronavírus no estado de São Paulo se estabilizou abaixo de 60%, percentual considerado por especialistas como adequado para permitir a flexibilização da quarentena. De acordo com os dados oficiais, o percentual de vagas ocupadas por casos graves em hospitais públicos chegou a 58,3% nesta terça-feira, 11, ficando pela quarta semana consecutiva abaixo do patamar recomendado. Na região metropolitana, o índice é semelhante: 57,1%.

O índice estadual é o mais baixo desde o inicio da pandemia. O percentual já chegou a 71% no fim de maio e baixou para cerca de 65% no fim de junho. Nesta terça-feira, houve queda de 7% no número de novas internações em relação à semana anterior. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, os hospitais com maior número de pacientes internados em UTIs até o sábado 8 são o Hospital das Clínicas (119), o Hospital M’Boi Mirim (113) e o Hospital da Brasilândia (86) – os três endereços ficam na capital do estado.

ASSINE VEJA

A nova Guerra Fria
A nova Guerra Fria Na edição desta semana: como a disputa entre Estados Unidos e China pode ser vantajosa para o Brasil. E mais: ‘Estou vivendo o inferno’, diz Marcelo Odebrecht ()
Clique e Assine

De acordo com o secretário municipal de Saúde da capital, Edson Aparecido, a queda nas internações está relacionada ao fato de 40% dos casos serem assintomáticos, segundo inquérito epidemiológico da cidade de São Paulo – a maioria das internações acontece na região metropolitana. “Há mais casos registrados porque há maior quantidade de testes realizados, mas os graves têm ocorrido em ordem menor”, diz o secretário.

Apesar de os hospitais estarem menos cheios, o estado tem registrado aumentos recorrentes no número de mortes. Nesta terça-feira, houve alta de 24% em mortes confirmadas por coronavírus em comparação com o registro de 15 dias atrás, segundo análise dos dados oficiais feita por VEJA com base nas médias móveis (índice calculado levando-se em conta blocos de sete dias). No mesmo período, a média de  novos casos manteve-se estável.

Continua após a publicidade

Segundo o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, a alta nas mortes tende a perder o ritmo nas próximas duas semanas como reflexo da queda das internações. A maior parte do aumento verificado está relacionada ao interior do estado, principalmente as regiões de Registro e Franca, que enfrentam altas de casos e estão na fase vermelha do Plano São Paulo, a mais rígida em relação à adoção de medidas de isolamento social de um total de cinco fases.

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.