Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Defesa Civil mantém alerta máximo sobre risco de colapso em Maceió

Prefeito da capital alagoana pediu apoio do governo federal para população desalojada; governador agenda reunião com Lula

Por Paula Felix Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 1 dez 2023, 19h31 - Publicado em 1 dez 2023, 15h35
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Defesa Civil de Maceió emitiu comunicado nesta sexta-feira, 1º, informando que permanece em estado de alerta máximo em relação à mina da petroquímica Braskem com risco de colapso no Mutange, um dos cinco bairros em processo de afundamento desde 2018 em função da exploração de sal-gema pela empresa. Na última quarta-feira, 29, foi decretado estado de emergência na capital alagoana.

    Em nota, o órgão disse que o afundamento acumulado da mina 18 é de 1,42 metro e que a velocidade do deslocamento era de 2,6 cm por hora. No início da noite, a prefeitura disse que a velocidade diminuiu para 1 cm por hora.

    “A recomendação é clara: a população não deve transitar na área desocupada até uma nova atualização da Defesa Civil, enquanto medidas de controle e monitoramento são aplicadas para reduzir o perigo”, informou a Defesa Civil.

    No início da tarde, o prefeito JHC (PL-AL) sobrevoou a mina 18, localizada na Lagoa Mundaú, e mostrou fissuras de grandes proporções. “Já dá para se ter uma previsão de onde seria o raio do colapso e de onde iria eclodir, mas a área está totalmente evacuada”, afirmou.

    Como moradores precisaram ser removidos emergencialmente de um bairro próximo, o Bom Parto, o prefeito disse que entrou em contato com o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, para solicitar ajuda do governo federal para garantir moradia aos desalojados.

    Continua após a publicidade

    Até o momento, seis escolas municipais foram selecionadas para receber os moradores e outras três estão de sobreaviso. Segundo a gestão municipal, as unidades têm capacidade para receber até 5 mil pessoas vindas das regiões do Mutange, Bom Parto e Flexal de Baixo.

    O governador Paulo Dantas (MDB-AL) informou que recebeu mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está em Dubai, e que uma reunião será realizada quando Lula retornar ao Brasil.

    mapa

    Continua após a publicidade

    Decreto de emergência

    De acordo com o decreto de emergência,  a Defesa Civil do município relatou “o aumento expressivo de movimentação superficial do solo na região” e que há “iminência de colapso da mina 18 da mineradora Braskem na região da Lagoa Mundaú”.

    Com a determinação, autoridades do município passam a ter o direito de entrar em imóveis para fazer a pronta evacuação em resposta a possíveis desastres.

    Afundamento de bairros em Maceió

    O problema teve início no bairro do Pinheiro, onde os moradores foram impactados por tremores de terra e rachaduras começaram a aparecer nas ruas e imóveis. Análises foram realizadas por membros da Defesa Civil, tanto municipal quanto estadual, mas foi um relatório do Serviço Geológico do Brasil que constatou que o problema havia sido causado pela exploração inadequada do sal-gema, produto usado para fabricação de cloro e soda cáustica, pela mineradora.

    Continua após a publicidade

    No mês passado, a Justiça determinou que a petroquímica indenize o Estado de Alagoas pelos impactos da atividade da empresa na capital. Na próxima semana, está prevista a apresentação de um requerimento para abertura da CPI da Braskem no Senado.

    Publicidade


    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.