Canal criado pelo Portal da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos para receber denúncias relacionadas ao coronavírus registrou cerca de 7.000 ligações desde 18 de março, quando o serviço foi disponibilizado pelo órgão, que é subordinado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, comandado por Damares Alves. O número representa 15% do total de reclamações recebidas pelo órgão no período.
Entre os principais motivos das denúncias, estão as relações de trabalho entre vítima e agressor, responsáveis por cerca de 1.000 denúncias feitas no período. A maioria das reclamações apontou “conflito de ideias” e “benefício financeiro” como explicações para as violações denunciadas.
As ligações são feitas ao Disque 100, canal ligado aos órgãos de proteção dos direitos humanos. O estado com maior número de reclamações foi São Paulo, com 28% das ligações, seguido por Rio de Janeiro (15%) e Minas Gerais (10%). Em segundo lugar, o sistema da ouvidoria recebeu no período 615 chamadas sobre maus-tratos e violência doméstica.