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Denúncias sobre Covid-19 são maioria em canal oficial de direitos humanos

Ouvidoria ligada ao ministério comandado por Damares Alves recebeu cerca de 7.000 comunicados, a maioria ligada a questões envolvendo relações de trabalho

Por Da redação
Atualizado em 20 abr 2020, 19h28 - Publicado em 20 abr 2020, 19h24
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  • Canal criado pelo Portal da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos para receber denúncias relacionadas ao coronavírus registrou cerca de 7.000 ligações desde 18 de março, quando o serviço foi disponibilizado pelo órgão, que é subordinado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, comandado por Damares Alves. O número representa 15% do total de reclamações recebidas pelo órgão no período.

    Entre os principais motivos das denúncias, estão as relações de trabalho entre vítima e agressor, responsáveis por cerca de 1.000 denúncias feitas no período. A maioria das reclamações apontou “conflito de ideias” e “benefício financeiro” como explicações para as violações denunciadas.

    As ligações são feitas ao Disque 100, canal ligado aos órgãos de proteção dos direitos humanos. O estado com maior número de reclamações foi São Paulo, com 28% das ligações, seguido por Rio de Janeiro (15%) e Minas Gerais (10%). Em segundo lugar, o sistema da ouvidoria recebeu no período 615 chamadas sobre maus-tratos e violência doméstica.

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