Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Deputada Talíria Petrone presta depoimento à polícia do Rio sobre ameaça de morte

Pré-candidata a prefeita em Niterói, parlamentar recebeu mensagem por e-mail; na semana passada, ela foi alvo de ataques racistas

Por Ludmilla de Lima Atualizado em 30 jul 2024, 15h41 - Publicado em 30 jul 2024, 15h29

Menos de uma semana após sofrer ataques racistas no Instagram, a deputada federal e pré-candidata a prefeita do PSOL em Niterói, Talíria Petrone, procurou a Polícia Civil do Rio nesta terça-feira, 30, para denunciar ameaça de morte. A mensagem chegou um dia antes por e-mail e diz que a parlamentar “vai ficar furada como Marielle” se ela não renunciar ao mandato e à candidatura e não abandonar a política. Talíria esteve nesta tarde na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), na Lapa, para prestar depoimento. Ela também comunicou o caso à Superintendência da Polícia Federal no Rio e ao Ministério Público.

O texto, que traz também ofensas racistas e misógenas – Talíria é chamada repetidamente de “macaca” -, inclui mais de uma vez ameaças à vida da parlamentar e de sua família. O caso foi registrado com base nos crimes de ameaça, racismo e violência política de gênero.

“Queria dizer o quanto absurdo é estar nesse lugar. Diante de tanta coisa para construir na política, tantas propostas para melhorar a cidade, tantas feitos do mandato, é bem lamentável ser obrigada a estar nesse lugar de ameaça, vítima e tentativa de interdição. Nada vai me impedir de ser uma mulher negra que faz política por completo: decide os rumos da cidade, discute orçamento público, economia, educação”, afirmou a deputada, ressaltando. “Queremos paz na política. Vamos buscar responsabilizar da maneira mais séria o criminoso”.

Por conta de ameaças anteriores, a política do PSOL é acompanhada 24h por escolta policial e faz parte do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos.

“A violência política é uma ameaça à democracia brasileira ao impedir que minorias sociais ocupem espaços de poder e de decisão. Faço um chamado a paz na política. Toda divergência deve ser aceita. Violência jamais”, apela a deputada.

Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.