Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Destaques da semana: definição na PGR, protestos e novo filme de Tarantino

Bolsonaro deve anunciar novo procurador-geral; protestos pela educação são esperados em todo o país e trama com crime de Charles Manson chega às telonas

Por Da Redação Atualizado em 12 ago 2019, 06h30 - Publicado em 12 ago 2019, 06h30

Comece a semana bem informado e saiba o que será destaque no noticiário:


Definição na PGR

O presidente Jair Bolsonaro prometeu anunciar até sexta-feira 16 a sua indicação para o comando da Procuradoria-Geral da República. Desde 2003, a escolha sai de uma lista tríplice elaborada por procuradores da República, que neste ano indicaram Mário Bonsaglia, Luiza Frischeisen e Blal Dalloul. Mas Bolsonaro já sinalizou que deve romper com a tradição iniciada no governo Lula, o que abriu espaço para uma disputa renhida e silenciosa. Mesmo sem ter concorrido à indicação de seus colegas, a atual procuradora-geral Raquel Dodge conta com o apoio de ministros do STF para ser reconduzida ao cargo. Nas últimas semanas, ganharam força nas bolsas de apostas os nomes de Augusto Aras, que se aproximou do presidente, e de Lauro Cardoso Neto, que tem formação militar. No que depender de Bolsonaro, entretanto, o desfecho é imprevisível. “Tem uns oitenta nomes no páreo”, disse o presidente.


Deltan na berlinda

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) julga na terça-feira 13 recurso do procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, contra a abertura de um Procedimento Administrativo Disciplinar determinada pela Corregedoria. O motivo é uma entrevista à rádio CBN na qual ele diz que ministros do STF “mandam uma mensagem muito forte de leniência a favor da corrupção”. A abertura da investigação, que pode levar ao afastamento de Deltan do cargo, foi determinada pelo corregedor Orlando Rochadel Moreira. O procurador está sendo alvo de pressões desde que mensagens vazadas mostraram que ele se empenhou para investigar magistrados do Supremo, o que só pode ser feito pela PGR.


Novos protestos

A União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) convocam para a terça-feira 13 um novo protesto contra os contingenciamentos na educação implantados pelo governo Bolsonaro. Há atos previstos para todas as capitais e cidades de médio e de grande porte. A manifestação tem recebido apoio de partidos de oposição, como PT, PSOL e PCdoB. O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o emprego da Força Nacional na defesa do patrimônio da União no dia dos atos.


Calendário da reforma no Senado

Nesta semana, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado deve definir um calendário para discussão do texto da reforma da Previdência. Simone Tebet (MDB-MS), presidente da comissão, afirmou que na próxima quarta-feira 14 a CCJ vai votar os requerimentos a serem apresentados pelos senadores para realização de audiências públicas. Integrantes do governo podem ser convidados a falar sobre a proposta nessas sessões. Depois das audiências, o relator já poderá entregar seu parecer e apresentá-lo. A expectativa é que o relatório seja apresentado no dia 28 de agosto.

Continua após a publicidade


Prévia do PIB

O Banco Central divulga na segunda-feira o IBC-Br de junho, índice que serve como uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. Além do comportamento de junho, o indicador mostrará também o desempenho da economia no primeiro semestre de 2019. O indicador de maio avançou 0,54%, primeiro resultado positivo em quatro meses. A expectativa do governo para o crescimento do país em 2019 é de 0,8% – abaixo do 1,1% do ano passado.


A Hollywood de Tarantino

Uma das grandes estreias do ano, o novo filme de Quentin Tarantino chega às telonas na quinta-feira. “Era Uma Vez em…Hollywood” se passa na Los Angeles de 1969 e acompanha a história do ator Rick Dalton (Leonardo DiCaprio) e seu dublê, Cliff Booth (Brad Pitt), em meio às transformações da indústria do cinema. A trama envolve um dos crimes mais célebres da história de Hollywood: o assassinato da atriz Sharon Tate (Margot Robbie) pelo grupo de fanáticos liderado por Charles Manson, vivido por Damon Herriman. Curiosamente, o ator também interpreta o psicopata em outra estreia da semana, a segunda temporada de Mindhunter, série da Netflix sobre serial killers, que chega ao streaming na sexta.

Dinheiro na conta
A Receita Federal vai pagar na quinta-feira 3,8 bilhões de reais a 2,9 milhões de contribuintes na liberação do 3º lote de restituição do Imposto de Renda. A maioria dos contemplados no lote são contribuintes comuns, isto é, que não se encaixam nas prioridades – idosos, professores e deficientes. Quem entregou a declaração no início do prazo tem prioridade e pode estar neste lote. A consulta para saber se foi contemplado é feita no site da Receita Federal ou pelo telefone 146, após informar o CPF e a data de nascimento. O dinheiro é depositado na conta-corrente ou poupança que o contribuinte informou no momento da entrega da declaração.

Continua após a publicidade

 

Conheça os detalhes de cada etapa da história de Marcelo Freixo em mais uma edição do podcast Funcionário da Semana:

Publicidade
Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.