Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Destaques da semana: Previdência, Moro acuado e o retorno do Brasileirão

Reforma será discutida no plenário da Câmara, reportagem de VEJA eleva pressão sobre ex-juiz, times brasileiros voltam a jogar e começa a Flip em Paraty

Por Da Redação Atualizado em 8 jul 2019, 00h00 - Publicado em 8 jul 2019, 00h00

Comece a semana bem informado e saiba o que será destaque no noticiário:

Corrida contra o tempo

Na terça-feira 9, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), colocará em discussão no plenário a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da reforma da Previdência, com a expectativa de aprová-la até o início do recesso, em 18 de julho. Para avançar, é necessário o apoio de três quintos dos deputados (308 de 513), em dois turnos de votação. Nessa etapa, é possível que sejam apresentados destaques à proposta, como a inclusão de estados e municípios, um tema que divide os parlamentares e que, por isso, foi retirado do relatório da comissão especial que analisou o projeto. Se aprovada, a proposta vai para o Senado – se lá houver alguma alteração, volta para a Câmara, onde terá de passar por todo o processo de votação novamente. A reforma só será promulgada quando as duas Casas tiverem aprovado o mesmo texto.

Moro na berlinda

Os novos diálogos envolvendo Sergio Moro, quando era juiz da Lava Jato, e procuradores da força-tarefa – revelados por VEJA na edição desta semana – devem aumentar a pressão no Congresso em cima do agora ministro da Justiça do governo Jair Bolsonaro. Na semana passada, ele abandonou a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara após o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) ter dito que ele era um “juiz que se corrompeu”. Depois de o ministro, na mesma audiência, ter se recusado a responder se a Polícia Federal – subordinada a ele – pediu ao Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) informações sobre a movimentação financeira do jornalista Glenn Greenwald, editor do The Intercept Brasil, site responsável pela revelação das conversas, o líder do PSOL, Ivan Valente, apresentou um requerimento para obrigar o ex-juiz a responder. A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que vê risco à liberdade de expressão e de imprensa na suposta iniciativa, pediu oficialmente ao Coaf que responda se houve ou não a solicitação.

Dragão manso

O IBGE divulga na quarta-feira 10 o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de junho, considerado o indicador da inflação oficial do país. Em maio, o resultado foi de 0,13%. No ano, até agora, a variação é de 2,22%. A meta do governo para 2019 é 4,25%, com margem de erro de um ponto porcentual para mais ou para menos – no acumulado de 12 meses, em maio, o índice estava em 4,66%, portanto dentro da meta.

  • Relacionadas

Brasil em campo

Após uma pausa de um mês por causa da disputa da Copa América, vencida pela seleção brasileira, o Campeonato Brasileiro será retomado no sábado 13, em sua décima rodada, com quatro jogos, entre eles o clássico paulista São Paulo x Palmeiras (líder da competição, com 25 pontos). Antes, no meio da semana, volta a Copa do Brasil, que está nas quartas de final – o destaque será o duelo entre os arquirrivais Atlético-MG e Cruzeiro na quinta-feira 11.

Continua após a publicidade

Prosa, poesia e política

Na quarta-feira 10, começa a 17ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que vai até 14 de julho na cidade do sul fluminense. A política deve dar o tom do evento, desde os debates em torno do homenageado – Euclides da Cunha, autor do clássico Os Sertões, sobre a Guerra de Canudos – até a lista de convidados, que inclui nomes como a venezuelana Karina Sainz Borgo (autora de Noite em Caracas, sobre a desintegração de seu país nos anos de chavismo) e a portuguesa Grada Kilomba (Memórias da Plantação, sobre racismo e colonialismo). O festival também terá pela primeira vez as chamadas slams, as cada vez mais populares batalhas de versos, com a participação de poetas internacionais.

Publicidade
Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.