É fake mensagem que circula no WhatsApp sobre ‘golpe do pix’ quando usuário aperta a tecla 2
Alerta falso de um ‘golpe da vacina’ tem sido replicado em grupos para causar medo nos usuários

Um texto antigo voltou a circular em grupos no WhatsApp, com um alerta para um suposto “golpe do Pix”. A mensagem diz que uma pessoa foi questionada sobre sua vacinação durante uma ligação por telefone, e ao teclar “2”, teve seu celular invadido, bloqueado e sua conta bancária esvaziada. O aviso, contudo, é falso, e apenas recicla outro texto viral fake, compartilhado em 2022.
Na mensagem que tem circulado nos últimos dias, há um alerta de que “um colega do grupo recebeu uma ligação de 95004-1117 pedindo-lhe ‘para pressionar 2’ se ele tivesse sido vacinado. Aí ele pressionou 2 imediatamente o telefone foi bloqueado, e seu telefone foi hackeado”. “Limparam a conta, fizeram PIX. Tudo muito rápido! Portanto, tome cuidado ao receber chamadas semelhantes. Coloque em seu grupo de bate papo. Avisa para seus familiares!”, diz ainda o texto, que é falso.
De acordo com especialistas, não é possível invadir um aparelho ou acessar seus dados apenas ao teclar um número durante uma ligação por telefone. Textos falsos como esses são disseminados com frequência, com o intuito de causar medo nos usuários.
A versão do alerta usado desta vez para o suposto “golpe da vacina”, inclusive, foi retirada de outro texto similar, que já circulava em grupos de trocas de mensagens em 2022. Na ocasião, o comunicado também foi desmentido.
É importante tomar cuidado, contudo, com as informações repassadas durante ligações por telefone, já que golpistas se passam por representantes de empresas, como bancos, por exemplo, para coletar informações dos usuários. Senhas bancárias e dados pessoais, por exemplo, costumam ser pedidos nesses casos.