Os candidatos que pretendem realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019 podem solicitar a isenção da taxa de inscrição a partir desta segunda-feira, 1º. O prazo termina no dia 10 de abril. Neste ano, a taxa foi reajustada de 82 reais para 85 reais.
Podem pedir a isenção da taxa: estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa (499 reais) ou renda familiar mensal de até três salários mínimos (2.994 reais); alunos que cursaram todo o ensino médio na rede pública ou como bolsista integral na rede privada.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, o resultado será divulgado em 17 de abril. Mesmo com o pedido aprovado, todos os candidatos precisam fazer a inscrição do dia 6 ao dia 17 de maio no Sistema Enem. Se a solicitação for negada, o estudante pode recorrer da decisão entre 22 e 26 de abril.
Caso o estudante tenha conseguido isenção no Enem em 2018 mas não compareceu nos dois dias da prova, ele precisará justificar a sua ausência entre 1º e 10 de abril. Segundo o Inep, “a justificativa faz parte da solicitação de isenção da taxa de inscrição”.
O exame será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. A taxa para participação na prova de 85 reais deverá ser quitada entre os dias 6 e 25 de maio, em casas lotéricas, agências bancárias ou nos Correios.
O exame é composto por quatro provas com 45 questões objetivas cada e uma redação de, no máximo, 30 linhas. Para este ano, o Inep instalou uma comissão para avaliar as questões que estão disponíveis para serem utilizadas na prova e decidir quais ficarão de fora.