Entenda como ficarão as regras de isolamento em SP a partir de segunda
Capital e Grande São Paulo, além de outras nove regiões do estado, adotarão a regra mais rigorosa todos os dias das 20h às 6h e durante os finais de semana
Diante do avanço da pandemia da Covid-19 e da lotação dos hospitais, o governador João Doria (PSDB) anunciou nesta sexta-feira, 22, o endurecimento das regras de distanciamento social, que valerão até o dia 8 de fevereiro.
A partir de segunda-feira, 25, parte do estado ficará na fase vermelha (a mais rigorosa do plano) e parte ficará na fase laranja (a segunda mais rigorosa) – mas mesmo as cidades que ficarem na fase laranja adotarão as regras da fase vermelha das 20h às 6h, todos os dias, e em período integral aos finais de semana.
De acordo com dados apresentados por Doria em entrevista coletiva, caso as medidas não fossem adotadas, a capacidade de UTIs estaria completamente esgotada em 28 dias. Hoje a média de ocupação é de 71,1% em todo o estado.
REGIÕES QUE FICARÃO NA FASE VERMELHA
(durante todos os dias)
- Barretos
- Bauru
- Franca
- Marília
- Sorocaba
- Taubaté
- Presidente Prudente
=> Como ficarão as regras nessas regiões
Só podem funcionar os serviços essenciais do poder público, postos de gasolina, mercados, feiras livres, padarias, hospitais e bancos. Nos estabelecimentos que vendem alimentos, o cliente não poderá consumi-los, apenas comprá-los. Ficam fechados bares, restaurantes e o restante do comércio em geral.
REGIÕES QUE FICARÃO NA FASE LARANJA
(exceto entre 20h e 6h nos dias úteis e durante todo o período nos finais de semana)
- Grande São Paulo
- Baixada Santista
- Campinas
- Ribeirão Preto
- Piracicaba
- Araçatuba
- São José do Rio Preto
- Araraquara
- São João da Boa Vista
- Registro
=> Como ficarão as regras nessas regiões:
– Das 6h às 20h dos dias úteis: Lojas do comércio em geral, restaurantes, bares que servem comida na mesa, salões de beleza, academias, shoppings e parques podem funcionar desde que respeitadas as regras de distanciamento social e higiene.
– A partir das 20h dos dias úteis e durante todo o período nos finais de semanas e feriados: Só podem funcionar os serviços essenciais do poder público, postos de gasolina, mercados, feiras livres, padarias, hospitais e bancos. Nos estabelecimentos que vendem alimentos, o cliente não poderá consumi-los, apenas comprá-los. Ficam fechados bares, restaurantes e comércio em geral.