Entrevistado em podcast faz acusação de racismo contra Messi
Ex-jogador neerlandês Royston Drenthe revela caso que teria ocorrido há cerca de 15 anos

O ex-jogador de futebol do Real Madri Royston Drenthe, 37 anos de idade, fez uma grave acusação contra o Lionel Messi. O neerlandês afirmou durante uma entrevista a um podcast que o craque argentino foi racista com ele. O encontro dos dois jogadores foi durante um jogo do Hércules contra o Barcelona, pelo Campeonato Espanhol.
Royston foi convidado para o podcast The Wild Project (O Projeto Selvagem), e Jordy Wild, e contou histórias de dentro e fora do campo ao longo de sua carreira. O suposto caso de racismo teria ocorrido em 2010 ou 2011, quando o Royston jogava pelo Hércules, da Espanha.
“Em uma partida contra o Barcelona, quando jogava pelo Hércules, Messi me chamou de ‘negro de m…’. Ele disse que os jogadores argentinos costumam se chamar assim entre si, que para eles era algo normal”, afirmou Royston.
O jogador neerlandês não teria registrado essa denúncia. “Não é a mesma coisa ouvir isso de amigos no treino do que de um adversário. Depois, nunca mais conversamos sobre o assunto, ficou no passado”.
Royston diz que Messi “foi” um dos melhores jogadores do mundo
Royston diz no podcast que não deixou de admirar Messi pelas fala racista. Mas o neerlandês faz questão de classificar Messi como um dos melhores em tempos remotos. “Tenho muito respeito por ele, porque foi um dos melhores jogadores do mundo”, disse.
Ao longo de sua carreira, de 2005 a 2023, Royston passou por 15 clubes, onde atuava como meia e lateral-esquerdo. Um dos principais clubies que ele jogou foi o Real Madrid, entre 2007 e 2012, onde marcou apenas 4 gols em 64 jogos. Ele brilhou mais no Racing Murcia, marcando 9 gols em 28 jogos.
Descendente de familiares que vieram do Suriname, Royston deixou os gramados em 2023, quando atuava no futebol amador da Holanda. Ao largar o futebol, ele passou a trabalhar na área de saúde.