Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

Tarifaço é ‘agressão’ ao Brasil e não tem justificativa econômica, diz ex-chanceler

A VEJA, Aloysio Nunes afirmou que medida de Trump teve 'apoio e articulação da extrema direita brasileira' e ressaltou a soberania brasileira

Por Da Redação
Atualizado em 11 jul 2025, 12h08 - Publicado em 11 jul 2025, 08h54

As consequências políticas e econômicas e as reações de autoridades ao tarifaço de 50% imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a produtos brasileiros a partir de 1º de agosto foram os principais temas do programa Os Três Poderes, de VEJA, desta sexta-feira, 11. Transmitido ao vivo sempre às 11h em todas as plataformas digitais de VEJA, a edição recebeu o ex-ministro das Relações Exteriores Aloysio Nunes para comentar o tema.

Questionado se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu da forma correta ao dizer que vai procurar organismos internacionais e que o Brasil poderá usar a Lei da Reciprocidade Econômica contra os Estados Unidos, Nunes disse que o petista teve uma “reação equilibrada, sábia, a altura da agressão que o Brasil sofreu” do presidente Trump, que, para ele, não se justifica economicamente falando.

“[Agressão] com o apoio e articulação da extrema direita brasileira, capitaneada por Jair Bolsonaro e reagiu com moderação. Ele tem obrigação legal de impor tarifas recíprocas. O presidente Lula prefere a negociação, ver se é possível ainda uma negociação com os Estados Unidos, para que o presidente Trump recue diante desse tarifaço que não tem nenhuma justificativa do ponto de vista econômico”, ressaltou o ex-deputado.

“Essa coisa não surgiu de um dia pro outro na cabeça tresloucada do Trump, debaixo daqueles cabelos cor de laranja, isso foi também resultado de uma articulação com a extrema direita brasileira que é uma sucursal da extrema direita americana”, acrescentou o também ex-senador, destacando ainda a soberania brasileira, que, segundo ele, não é aceita pelo político republicano.

“O Brasil é um país relevante, tem presença forte em organismos internacionais, que tratam de assuntos que diz respeito ao presente e ao futuro da humanidade. O que não passa pela garganta de gente como o Trump é que um país nessas condições não seja vassalo dos Estados Unidos. Para eles e para a direita brasileira que o sustenta, o Brasil tem que ser um quintal dos Estados Unidos”, opinou.

Continua após a publicidade

“É mentalidade desse setor de extrema direita americana que o Trump representa. Eles não admitem que um país da importância do Brasil possa ter atitudes independentes e se relacionar no âmbito do Brics com outros países. É uma agressão que do ponto de vista econômico não se sustenta. É uma questão política e a culpa é do Trump e dos seus aliados brasileiros – e não do Lula”, completou Nunes, dizendo ainda que “não estamos diante de alguém razoável” e “em algum momento a ficha dele vai cair”.

O programa, apresentado por Marcela Rahal, com comentários de Robson Bonin, José Benedito e Diogo Schelp, também falou com o deputado federal Mauro Benevides (PDT-CE). O parlamentar analisou o projeto que corta em 10% os incentivos tributários e que teve a urgência aprovada pela Câmara nesta quinta-feira 10 e tratou da crise do IOF. Os desdobramentos da eleição no PT foi outro tema abordado na edição.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.