Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Exército tem cerca de 1,8 milhão de comprimidos de cloroquina em estoque

Presidente Jair Bolsonaro gravou vídeo enaltecendo o uso do medicamento, que não tem eficácia comprovada contra o novo coronavírus

Por Mariana Zylberkan Atualizado em 8 jul 2020, 12h08 - Publicado em 8 jul 2020, 11h54

O Exército tem um estoque 1,8 milhão de comprimidos de cloroquina que está aguardando destinação desde a ordem do presidente da República, Jair Bolsonaro, para aumentar a produção do medicamento, que ainda não tem comprovação científica no tratamento contra o coronavírus.

Em entrevista no fim de junho, o ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, informou que havia disponibilizado 1 milhão de comprimidos ao Ministério da Saúde e que não houve mais demanda para envio de novas remessas do medicamento, o que deixou os estoques de cloroquina lotados. De acordo com dados do Ministério da Saúde, foram distribuídos 4,3 milhões de comprimidos aos estados desde o início da pandemia, menos da metade da quantidade do antiviral osetalmivir, comercializado como a marca Tamiflu, distribuída, que foi de 11 milhões. A produção extra do Exército representou cerca de 25% do montante de cloroquina distribuído.

ASSINE VEJA

Governo Bolsonaro: Sinais de paz
Governo Bolsonaro: Sinais de paz Leia nesta edição: a pacificação do Executivo nas relações com o Congresso e ao Supremo, os diferentes números da Covid-19 nos estados brasileiros e novas revelações sobre o caso Queiroz ()
Clique e Assine

De acordo com a Associação Brasileira de Redes de Farmácia e Drogarias (Abrafarma), o país tem demanda de cerca de 100.000 comprimidos de cloroquina por mês, destinados a pacientes de uso contínuo para tratar doenças como lúpus e artrite reumatoide.

O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu investigação para analisar a compra de matéria-prima importada da Índia com valor elevado, devido à alta na procura, para a produção extra de cloroquina pelo Laboratório do Exército. De acordo com o órgão, houve aumento de 84 vezes na produção neste ano em comparação com o mesmo período nos anos de 2017 a 2019.

Continua após a publicidade

Desde a confirmação de ter contraído a Covid-19, Bolsonaro tem enaltecido a cloroquina durante o seu tratamento. Em vídeo divulgado nas redes sociais na terça-feira 7, o presidente aparece tomando um comprimido e defendendo o seu uso contra a doença. “Estou tomando aqui a terceira dose da hidroxicloroquina. Estou me sentindo muito bem, estava mais ou menos mal no domingo, mal na segunda-feira e hoje estou muito melhor do que sábado. Então, com toda certeza, está dando certo”, disse. “Eu confio na hidroxicloroquina, e você?”, continuou.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.