Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Exército vai intervir em guerra na Rocinha

Ministério da Defesa autorizou militares a fazer um cerco à comunidade, que vive quinto dia de confronto

Por Luisa Bustamante
Atualizado em 22 set 2017, 14h25 - Publicado em 22 set 2017, 13h04

O ministro da Defesa, Raul Jungmann autorizou o Exército a fazer um cerco à favela da Rocinha, na Zona Sul do Rio de Janeiro, ainda nesta sexta-feira (22).  A comunidade vive uma guerra entre traficantes que disputam o controle da venda de drogas desde domingo (17). Nesta manhã, o confronto levou ao fechamento de vias importantes da cidade, como a estrada Lagoa-Barra e o túnel Zuzu Angel, um dos caminhos que leva ao Rock in Rio.

Os confrontos se intensificaram depois de um racha entre bandidos da mesma facção que controla a favela. Um vídeo feito por morador mostra uma dezena de bandidos armados na parte alta da favela, que está sob o domínio do traficante Rogério 157, ex-segurança pessoal de Antônio Bonfim Lopes, o Nem, preso desde 2011 em Rondônia.

A parte de baixo da favela é dominada por bandidos ligados a Nem. O conflito entre os dois grupos começou depois que Nem se mostrou insatisfeito com a maneira com que o ex-segurança, Rogério, atuava na favela. No domingo passado, o grupo de Nem tentou retomar o controle a parte alta da Rocinha, espalhando clima de terror na comunidade. Pelo menos quatro pessoas morreram durante os confrontos.

Além do fechamento de ruas, a guerra no morro interrompeu a circulação de ônibus nesta sexta-feira e impediu que quase   3. 000 alunos fossem para a escola. Depois que a briga entre bandidos se ampliou para o asfalto, o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, pediu à Defesa que autorizasse o Exército a fazer um cerco no local. Dois dias antes, Pezão afirmara não haver necessidade de acionar os militares.

A Rocinha não foi a única comunidade que acordou sob intensa troca de tiros na manhã desta sexta-feira. Outras quatro favelas do Rio registraram confrontos, entre elas o Complexo do Alemão. Um estudante foi baleado dentro de uma escola na favela e socorrido. Ele não corre risco de vida.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.