Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Governo insulta memória de vítimas da Covid-19, dizem secretários de saúde

Comunicado emitido pelo Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde repudia posição do governo de rever números de mortos

Por Redação
Atualizado em 6 jun 2020, 16h37 - Publicado em 6 jun 2020, 16h14

O Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde (Conass) divulgou neste sábado 6 uma nota de repúdio contra as afirmações de Carlos Wizard, do Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. Segundo Wizard, os Secretários de Saúde falsificam dados de mortes causadas pela Covid-19. “Ao afirmar que Secretários de Saúde falseiam dados sobre óbitos decorrentes da Covid-19 em busca de mais ‘orçamento’, o secretário, além de revelar sua profunda ignorância sobre o tema, insulta a memória de todas aquelas vítimas indefesas desta terrível pandemia e suas famílias”, diz o texto.

O comunicado ainda faz referência ao novo posicionamento do governo de Jair Bolsonaro, que deixou de divulgar dados oficiais e vai rever como são contabilizados os óbitos atribuídos ao coronavírus. “A tentativa autoritária, insensível, desumana e antiética de dar invisibilidade aos mortos pela Covid-19, não prosperará. Nós e a sociedade brasileira não os esqueceremos e tampouco a tragédia que se abate sobre a nação.”

Segundo o conselho, a ação do governo ofende não só os Secretários no combate à pandemia, mas também os profissionais de saúde. “Wizard menospreza  a inteligência de todos os brasileiros, que num momento de tanto sofrimento e dor, veem seus entes queridos mortos tratados como ‘mercadoria’. Sua declaração grosseira, falaciosa, desprovida de qualquer senso ético, de humanidade e de respeito, merece nosso profundo desprezo, repúdio e asco. Não somos mercadores da morte. A vida é nosso valor maior, com ela não se negocia, relativiza ou transige”, diz o texto, que finaliza afirmando que o povo brasileiro é “resiliente”.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.