Governo quer ampliar em 1 milhão as vagas de tempo integral nas escolas
Iniciativa foi anunciada por Lula ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana, e contará com repasse de R$ 4 bi a estados e municípios

O governo federal lançou nesta sexta-feira, 12, um novo programa com o objetivo de aumentar em mais de 1 milhão o número de estudantes em escolas de tempo integral. Para isso, deverá repassar 4 bilhões de reais a estados e municípios para a ampliação das vagas, com jornada superior a sete horas diárias.
O programa, lançado no Ceará pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, inclui formação de educadores, orientações curriculares, incentivo a projetos inovadores e criação de indicadores de desempenho. A iniciativa visa todos os entes federativos, que poderão aderir ao programa através do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec).
Na primeira etapa, o Ministério da Educação (MEC) vai estabelecer metas de matrículas em tempo integral junto a estados e municípios. Segundo o MEC, o Programa Escolas de Tempo Integral busca atingir a meta 6 do Plano Nacional de Educação, que estipula a oferta de educação em tempo integral para, no mínimo, 50% da rede pública. O Relatório do 4º Ciclo de Monitoramento das Metas do PNE 2022 mostra que, entre 2014 e 2021, o percentual de matrículas em tempo integral na rede pública caiu de 17,6% para 15,1%.
https://twitter.com/CamiloSantanaCE/status/1656998197888204802