Grupo se perde no Pico das Agulhas Negras, enfrenta frio de -9,2 graus e é resgatado de helicóptero
Parque Nacional do Itatiaia e Corpo de Bombeiros concluíram hoje retirada dos cinco visitantes, que descumpriram ordem de não pegar trilha de escalada ao cume

Um grupo de cinco pessoas precisou ser resgatado de helicóptero do Pico das Agulhas Negras, na divisa do Rio com Minas Gerais, nesta segunda-feira, 07. Os visitantes, da capital fluminense, chegaram ao Parque Nacional do Itatiaia por vota de 9h30 de sábado e acessaram de forma irregular a trilha de escalada que leva ao cume. Além de um dos integrantes se machucar no caminho, o grupo acabou se perdendo, enfrentando temperatura extrema de até -9,2 graus durante a madrugada de domingo.
Em nota, o parque afirma que o grupo foi informado na portaria de que, para realizar a escalada, era preciso agendamento prévio, equipamentos adequados e experiência técnica. Mesmo com uma negativa formal para que seguissem adiante e com a sugestão de uma trilha alternativa, os visitantes iniciaram a subida. Na via Bira, um deles sofreu uma lesão no joelho e, com dificuldade de mobilidade, comprometeu o retorno do grupo, que se perdeu na descida.
Os cinco precisaram buscar abrigo improvisado até o amanhecer. De acordo com o parque, ainda no sábado, no final do dia, diante da ausência de retorno do grupo, foi acionado um protocolo de emergência. Com o apoio do Corpo de Bombeiros, a operação de resgate foi iniciada na madrugada de domingo, localizando os integrantes por volta das 3h30 em uma fenda na face da montanha. Somente às 11h30 de hoje foi concluída a complexa retirada de todos. “Devido ao risco de hipotermia e ao terreno de difícil acesso, foi necessário uso de helicóptero para resgate”, divulgou o parque, que chegou a pedir ajuda aos voluntários do Anjos da Montanha. No entanto, não foi necessária a atuação da equipe.
Em nota, o parque nacional alerta “para os perigos da negligência dessas orientações” e destaca que “a segurança dos visitantes é uma prioridade”. O Pico das Agulhas Negras é o ponto culminante do estado do Rio e um dos cinco mais altos do Brasil. Sua altitude chega a 2.791 metros.