Hotel deve retirar do mar avião que caiu com Teori, diz FAB
Jato executivo King Air C90GT caiu na quinta-feira em Paraty com o ministro do STF Teori Zavascki e outras quatro pessoas. Grupo Emiliano é dono da aeronave
Por Da redação
Atualizado em 21 jan 2017, 14h36 - Publicado em 21 jan 2017, 14h35
Teori Zavascki, ministro do STF, morre em acidente de avião em Paraty (André Barcinski/Folhapress)
Continua após publicidade
1/13 Equipes fazem buscas após acidente aéreo de avião prefixo PR-SOM, modelo Hawker Beechcraft King Air C90, em Paraty, no litoral sul do Rio, na manhã desta sexta-feira (20). O ministro do STF Teori Zavascki, relator da Lava Jato, morreu no acidente. (Bruno Kelly/Reuters)
2/13 Equipes fazem buscas após acidente aéreo de avião prefixo PR-SOM, modelo Hawker Beechcraft King Air C90, em Paraty, no litoral sul do Rio, na manhã desta sexta-feira (20). O ministro do STF Teori Zavascki, relator da Lava Jato, morreu no acidente. (Bruno Kelly/Reuters)
3/13 Equipes fazem buscas após acidente aéreo de avião prefixo PR-SOM, modelo Hawker Beechcraft King Air C90, em Paraty, no litoral sul do Rio, na manhã desta sexta-feira (20). O ministro do STF Teori Zavascki, relator da Lava Jato, morreu no acidente. (Bruno Kelly/Reuters)
4/13 Equipes fazem buscas após acidente aéreo de avião prefixo PR-SOM, modelo Hawker Beechcraft King Air C90, em Paraty, no litoral sul do Rio, na manhã desta sexta-feira (20). O ministro do STF Teori Zavascki, relator da Lava Jato, morreu no acidente. (Bruno Kelly/Reuters)
5/13 Equipes fazem buscas após acidente aéreo de avião prefixo PR-SOM, modelo Hawker Beechcraft King Air C90, em Paraty, no litoral sul do Rio, na manhã desta sexta-feira (20). O ministro do STF Teori Zavascki, relator da Lava Jato, morreu no acidente. (Bruno Kelly/Reuters)
6/13 Aeronave cai em Paraty (RJ). O ministro do STF Teori Zavascki, estava na lista de passageiros (Twitter/Reprodução)
7/13 Teori Zavascki, ministro do STF, morre em acidente de avião em Paraty (Sônia Barcelos/Arquivo pessoal)
8/13 Teori Zavascki, ministro do STF, morre em acidente de avião em Paraty (Marinha/Divulgação)
9/13 Teori Zavascki, ministro do STF, morre em acidente de avião em Paraty (André Barcinski/Folhapress)
10/13 Equipes fazem buscas após acidente aéreo de avião prefixo PR-SOM, modelo Hawker Beechcraft King Air C90, em Paraty, no litoral sul do Rio, na tarde desta quinta (19). O ministro do STF Teori Zavascki, relator da Lava Jato, morreu no acidente (André Barcinski/Folhapress)
11/13 Aeronave cai em Paraty (RJ). O ministro do STF, Teori Zavascki, estava na lista de passageiros (/Reprodução)
12/13 Aeronave cai em Paraty (RJ). O ministro do STF Teori Zavascki, estava na lista de passageiros (/Reprodução)
13/13 Modelo Hawker Beechcraft King Air C90, semelhante ao que estava Teori Zavascki (Beechcraft/Divulgação)
A Aeronáutica informou neste sábado que não será responsável por retirar do mar de Paraty (RJ) os destroços do bimotor King Air C90GT, prefixo PR-SOM, que caiu com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki e outras quatro pessoas na quinta-feira.
Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), é do Grupo Emiliano, dono da aeronave, a responsabilidade por sua retirada do local da queda, próximo à Ilha Rasa, a cinco quilômetros da pista de pouso de Paraty. “É importante esclarecer que a Lei 12.970 (Artigo 88Q) estabelece que a responsabilidade pela remoção dos destroços é da empresa proprietária da aeronave”, afirma a FAB em nota.
Após o recolhimento dos destroços, essenciais para a investigação a respeito do que levou ao acidente, eles serão encaminhados ao Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III), na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. É lá que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Cenipa) vai examinar as peças do bimotor.
A FAB diz que testemunhas do acidente estão sendo ouvidas pelos investigadores do Cenipa e que a apuração não tem prazo para ser concluída. “O relatório final irá identificar os Fatores Contribuintes para o acidente e elaborar as respectivas Recomendações de Segurança, de forma a tornar a aviação mais segura”, diz a Aeronáutica.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.